A General Motors encerrou as comemorações dos seus 100 anos no Brasil com a apresentação do Chevrolet Onix Track Day, um conceito pensado para o uso em autódromos. Desenvolvido pela engenharia da GM brasileira, o hatch é equipado com o motor da picape Montana, aprimorado para pistas fechadas.
Conectado ao câmbio manual de seis marchas, o propulsor 1.2 turbo com injeção indireta manteve a potência na casa dos 130 cv, mas entregando o torque máximo (não informado) em baixas rotações. A GM diz que o hatch acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos.
Para entregar maior desempenho que a versão de rua, o Onix Track Day teve os sistemas de admissão e escape modificados, enquanto as suspensão com amortecedores mais rígidos foi rebaixada em 10 cm. As bitolas foram alargadas, mas os freios e pneus originais foram mantidos. Somente a tala das rodas foi aumentada de 6,5 polegadas para 7”.
O interior passou por um alívio considerável de peso com a retirada dos revestimentos das portas e do teto. O carpete foi removido junto com banco traseiro. Os bancos dianteiros são do tipo concha com cintos de segurança de cinco pontos.
As únicas alterações visuais são as rodas de liga leve exclusivas e o aerofólio na tampa traseira, além dos adesivos com a numeração alusiva ao centenário da GM no país.
“O Onix Track Day aproveita a excelente dinâmica veicular e a eficiência aerodinâmica do modelo de produção e adiciona um nível de preparação que o torna extremamente ágil, preciso e prazeroso de pilotar, entregando sensações comparáveis às de carros muito mais caros e complexos”, afirma Ricardo Fanucchi, diretor de Engenharia da GM América do Sul.