Ouvindo...

SP lança a Rota do Queijo Paulista para impulsionar produtores locais

Produtores podem se inscrever até o dia 29 de setembro

Nova rota se integra ao circuito já consolidado pelas “Rotas do Vinho, do Café e da Cachaça”

O Governo de São Paulo lançou o programa Rota do Queijo Paulista, iniciativa para valorizar os produtos lácteos, fortalecer a identidade cultural e ampliar oportunidades de mercado e turismo rural em todas as regiões do estado.

Produtores, queijarias, laticínios cooperativas e demais integrantes da cadeia produtiva do leite e derivados podem se inscrever no programa, que está com inscrições abertas até 29 de setembro pelo formulário neste link.

A nova rota se integra ao circuito já consolidado pelas “Rotas do Vinho, do Café e da Cachaça”, reafirmando o compromisso do Governo em apoiar a produção artesanal, promover o turismo rural e fortalecer as cadeias produtivas que impulsionam o agro paulista.

O projeto, coordenado pela Casa Civil, é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA), Turismo e Viagens, Cultura e Desenvolvimento Econômico, com apoio da InvestSP e da Câmara Setorial do Queijo Paulista.

Leia também

Segundo a SAA, a proposta é integrar os diferentes elos da cadeia do leite em um circuito turístico e gastronômico, proporcionando visibilidade às tradições regionais, fortalecendo a competitividade e ampliando a geração de negócios e oportunidades para os produtores paulistas.

Queijo paulista conquista exterior

Somada as conquistas do queijo paulista, a empresa Pardinho Artesanal exportou cerca de 650 quilos do queijo premiado, feito à base de leite cru, para os Estados Unidos.

O procedimento não é corriqueiro, por isso exigiu uma atenção e um acompanhamento por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A carga teve como destino Nova York, nos Estados Unidos, onde foi recebida por um entreposto aduaneiro.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde