Ouvindo...

Série especial da Itatiaia ‘A vida começa agora’ tem foco no recomeço após os 50 anos

O Agro se abriu como oportunidade para um novo tempo

Confira a série especial

Ao longo de setembro, a Rádio Itatiaia exibiu a série especial “A vida começa agora”, dedicada a histórias inspiradoras de recomeço para pessoas com mais de 50 anos. Dividida em quatro episódios, transmitidos nos sábados 6, 13, 20 e 27, a série mostrou personagens que decidiram mudar de trajetória profissional ou pessoal na maturidade.

Episódio 1 – 6 de setembro

Estela Maris, de Conceição do Mato Dentro, trabalhou mais de três décadas como servidora pública em Belo Horizonte e, aos 53 anos, retornou à cidade natal para se dedicar à produção de queijos. A reportagem também destacou uma campanha da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) sobre oportunidades de trabalho para pessoas acima dos 50 anos.

“Sempre é tempo de recomeçar, a gente sempre pode aprender”, afirmou Cássia Ximenes, vice-presidente da entidade.

Episódio 2 – 13 de setembro

Delmar Macedo deixou uma empresa de transportes para se tornar produtor de queijo e iniciar um recomeço no campo. O episódio apresentou ainda as possibilidades de capacitação profissional para quem busca uma nova jornada, com entrevistas de Vani Pedrosa, assessora de projetos especiais do Senac Minas, e Wander Magalhães Moreira Júnior , gerente de formação profissional rural do Sistema FAEMG/SENAR.

Episódio 3 – 20 de setembro

Benedito Oliveira, 83 anos, realizou o sonho de infância: concluiu o curso técnico em agropecuária e passou a cuidar de sua própria terra, plantando para melhorar saúde e finanças. A reportagem também contou a história da cantora Margareth Reali, que sofreu um AVC aos 43 anos e retomou a carreira após os 50. O economista Fabiano Santos contribuiu com orientações sobre planejamento financeiro para esta fase da vida.

Episódio 4 – 27 de setembro

O último episódio destacou Tânia Tamietti, que deixou as carreiras de bailarina, personal trainer e fisioterapeuta para se tornar apicultora. “Trabalho árduo, não é fácil, mas vou continuar me capacitando sempre”, disse. A psicóloga Maria do Rosário (Zaia) também relatou sua mudança para o meio rural.

A médica geriatra Bárbara Coelho, cooperada da Unimed-BH, reforçou a importância do cuidado com a saúde física e mental para ressignificar a vida na maturidade. “Isso permite que elas ressignifiquem a vida não só aos 50, mas também aos 60, 70 e 80 anos”, completou.

Leia também

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.