Série 'Acreditar' revela caminhos do crédito rural e a força transformadora no campo
Reportagem do Itatiaia Agro está dividida em cinco episódios

O Itatiaia Agro, dentro do quadro Café com Notícia, apresentou de terça (23) a sábado (27) a série especial “Acreditar”, que mostrou como o crédito rural pode transformar negócios e vidas no campo. A produção foi dividida em cinco reportagens que exploraram o funcionamento do Sistema Nacional de Fomento (SNF) e suas possibilidades para o produtor rural.
“Acreditar”, segundo o dicionário, significa considerar algo verdadeiro, ter confiança, dar crédito. E é sobre crédito, no sentido de fomento ao desenvolvimento, que a série se debruçou.
1º episódio – Transformação de empresas
O secretário de Agricultura e Pecuária de Minas, Thales Fernandes, reforçou a importância do crédito: “o produtor não quer nada dado, ele quer crédito para poder produzir. A nossa conversão é muito alta: planta-se um quilo de feijão e colhe-se proporcionalmente 30. Já temos safra de feijão em Minas Gerais com quase 80 sacas por hectare.”, destacou
2º episódio – Crédito como ferramenta estratégica
A analista de agronegócios do Sistema FAEMG/SENAR, Aline Veloso, ressaltou a importância do planejamento: “buscar técnicos que auxiliem na elaboração do projeto e na condução da atividade produtiva é fundamental para o sucesso do crédito.”, disse.
3º episódio – Linhas de crédito para cada perfil
4º episódio – O trabalho do BDMG
Segundo a superintendente de Agronegócios, Marcela Brant: “a dificuldade para acessar crédito vem muito da falta de governança e de organização na gestão. O produtor que não estrutura e organiza os números do seu negócio acaba tendo dificuldade para análise e aprovação do crédito”, contou.
5º episódio – Raio X do crédito que impulsiona o agro
O SNF é formado por 35 instituições, incluindo bancos federais e estaduais, agências de fomento, cooperativas de crédito, Sebrae e Finep. Essa rede responde por 45% da carteira total do Sistema Financeiro Nacional. “Esse crédito é apoiado pelos bancos de várias maneiras: com acompanhamento técnico, exigência de prestação de contas, indicadores de desempenho, assessoria para aplicação eficiente dos recursos e monitoramento de impacto social, ambiental e econômico.”, disse vice-presidente da ABDE (Associação Brasileira para o Desenvolvimento), Euler Antônio Luz Mathias.
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV's, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.



