Ouvindo...

Série ‘Acreditar’ revela caminhos do crédito rural e a força transformadora no campo

Reportagem do Itatiaia Agro está dividida em cinco episódios

Ouça a série do Itatiaia Agro

O Itatiaia Agro, dentro do quadro Café com Notícia, apresentou de terça (23) a sábado (27) a série especial “Acreditar”, que mostrou como o crédito rural pode transformar negócios e vidas no campo. A produção foi dividida em cinco reportagens que exploraram o funcionamento do Sistema Nacional de Fomento (SNF) e suas possibilidades para o produtor rural.

“Acreditar”, segundo o dicionário, significa considerar algo verdadeiro, ter confiança, dar crédito. E é sobre crédito, no sentido de fomento ao desenvolvimento, que a série se debruçou.

1º episódio – Transformação de empresas

Na terça-feira (23), a reportagem destacou como o fomento pode mudar a realidade das empresas. O exemplo veio de uma empresa de grãos que, com apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), construiu uma unidade armazenadora e beneficiadora com capacidade de 25 mil toneladas.

O secretário de Agricultura e Pecuária de Minas, Thales Fernandes, reforçou a importância do crédito: “o produtor não quer nada dado, ele quer crédito para poder produzir. A nossa conversão é muito alta: planta-se um quilo de feijão e colhe-se proporcionalmente 30. Já temos safra de feijão em Minas Gerais com quase 80 sacas por hectare.”, destacou

2º episódio – Crédito como ferramenta estratégica

Na quarta (24), o foco foi o crédito rural como instrumento para redefinir o futuro do produtor, seja pequeno, médio ou grande.

A analista de agronegócios do Sistema FAEMG/SENAR, Aline Veloso, ressaltou a importância do planejamento: “buscar técnicos que auxiliem na elaboração do projeto e na condução da atividade produtiva é fundamental para o sucesso do crédito.”, disse.

3º episódio – Linhas de crédito para cada perfil

Quinta-feira (25) mostrou a variedade de linhas disponíveis e sua adaptação a diferentes perfis. Uiliam Felipe, gerente de negócios da Sicoob Crédito Pontal, explicou: “você planta soja hoje e precisa de recursos para comprar insumos, sementes, defensivos, diesel para o trator, junto à plantadeira para semear”, relata.

4º episódio – O trabalho do BDMG

Na sexta (26), a série abordou a atuação do BDMG, instituição financeira com mais de 60 anos de história e que criou recentemente uma superintendência voltada ao agronegócio.

Segundo a superintendente de Agronegócios, Marcela Brant: “a dificuldade para acessar crédito vem muito da falta de governança e de organização na gestão. O produtor que não estrutura e organiza os números do seu negócio acaba tendo dificuldade para análise e aprovação do crédito”, contou.

5º episódio – Raio X do crédito que impulsiona o agro

No sábado (27), a última reportagem apresentou um panorama geral do crédito rural com exemplos concretos, como o do produtor Alisson Macedo, de Rio Paranaíba (Alto Paranaíba), que transformou sua fazenda por meio do crédito rural: “sem dúvida, o crédito rural foi fundamental para o nosso crescimento. Nossa vida mudou”, confidenciou.

O SNF é formado por 35 instituições, incluindo bancos federais e estaduais, agências de fomento, cooperativas de crédito, Sebrae e Finep. Essa rede responde por 45% da carteira total do Sistema Financeiro Nacional. “Esse crédito é apoiado pelos bancos de várias maneiras: com acompanhamento técnico, exigência de prestação de contas, indicadores de desempenho, assessoria para aplicação eficiente dos recursos e monitoramento de impacto social, ambiental e econômico.”, disse vice-presidente da ABDE (Associação Brasileira para o Desenvolvimento), Euler Antônio Luz Mathias.

Leia também

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.