Agora no rádio...

Apito Final

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Qual a melhor cachaça de Minas? 2° Concurso de Cachaças e Aguardentes abre inscrições

Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas nos escritórios locais da Emater-MG até o dia 25 de julho

‘Descobrindo Cachaça de Alambique’ será de 11 a 15 de setembro no Mercado de Origem

Oportunidade para os produtores de cachaça mostrarem o potencial das suas bebidas: estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras.

“O primeiro concurso da cachaça e aguardentes, realizado no ano passado, foi um grande sucesso. Queremos, em 2025, superar as expectativas e ter ainda mais bebidas concorrendo. A cachaça é um dos principais produtos mineiros e o concurso é uma forma de valorização da atividade. Que os nossos produtores aproveitem a oportunidade e as melhores bebidas sejam premiadas”, disse o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, durante um encontro de dirigentes da Secretaria de Estado de Agricultura, na Megaleite.

Inscrições limitadas

Com vagas limitadas, as inscrições gratuitas devem ser feitas nos escritórios locais da Emater-MG até o dia 8 de agosto. Caso o município não tenha Emater, basta ligar para (31) 3349-8120 e saber qual é o escritório mais próximo.

“O produtor interessado deve procurar o escritório da Emater-MG de seu município até o dia 25 de julho e preencher o formulário digital de inscrição. Após a confirmação da pré-inscrição, o produtor deve enviar a documentação e as amostras até o dia 8 de agosto”, explica Lucas Carneiro, assessor técnico do Departamento Técnico (Detec) da Emater-MG.

O preenchimento da ficha de inscrição e as despesas para o envio das amostras são de responsabilidade do participante.

O Concurso Cachaças Mineiras/2025 terá o limite de 270 bebidas inscritas. Quando o número for atingido, será divulgada a cessação do recebimento de inscrições. Cada participante poderá inscrever até duas bebidas.

O concurso tem como público-alvo os produtores/atacadistas - novidade -; os produtores/engarrafadores e os padronizadores/engarrafadores, que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, registrados no Ministério de Agricultura, com as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana. Os Padronizadores/Engarrafadores de Cachaças de Alambique e, ou, Aguardentes de Cana, devem comprovar que a bebida adquirida de terceiros, para a produção de suas respectivas bebidas, tem origem em Minas Gerais.

As categorias do Concurso Cachaças Mineiras/2025, serão:

  • Cachaça de Alambique Aguardente de Cana,
  • Cachaça de Alambique Armazenada Aguardente de Cana Armazenada,
  • Cachaça de Alambique Envelhecida Aguardente de Cana Envelhecida,
  • Cachaça de Alambique Envelhecida e Premium + Extrapremium, além de
  • Aguardente de Cana, Aguardente de Cana Armazenada,
  • Aguardente de Cana Envelhecida,
  • Aguardente de Cana Envelhecida Premium + Extrapremium.

Destaque nacional

No caso de Produtor ou Padronizador, estes poderão inscrever bebidas de “Marcas de terceiros”. “Além da premiação das três melhores bebidas por categoria, este ano, também teremos um diploma especial por pólo para valorizar a regionalidade da bebida e um prêmio especial para a mulher destaque da cachaça mineira”, comenta Lucas.

Com mais de 7 mil cachaças registradas no Brasil, o setor emprega mais de 3 mil pessoas na região Sudeste, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Minas Gerais é o estado detentor de mais de 67% dos alambiques da região.

A final do 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras deverá ocorrer em novembro. O regulamento do concurso está disponível no site da Emater-MG.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde