A
soja iniciou o mês de setembro com um aumento em seus preços, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os dados mostram que o bom desempenho dos embarques brasileiros de soja em grão e de óleo tem acirrado a disputa entre consumidores domésticos e estrangeiros e elevado os prêmios de exportação.
Os pesquisadores do Cepea explicam que a valorização do dólar frente ao Real aumenta a competitividade do produto nacional e estimula as negociações internas. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Centro de Pesquisas, o Brasil exportou 9,33 milhões de toneladas de soja em agosto.
Apesar da queda de 23,8% frente a julho, movimento comum para o período, o volume foi recorde para o mês. No acumulado de 2024 (janeiro a agosto), os embarques totalizaram 86,5 milhões de toneladas, número que também é recorde.
Salto na produção
A
soja foi o plantio que mais cresceu no Brasil nas últimas cinco décadas. De 1975 até 2025, a produção saltou de 9,89 milhões de toneladas da safra 1974/1975, para aproximadamente 169 milhões de toneladas na
safra 2024/25 segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).