Ouvindo...

Excelência do cacau brasileiro é tema na Chocolat Festival 2025

Participação teve como objetivo gerar novas perspectivas de crescimento para o segmento de chocolates finos e artesanais

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), participou de 5 a 8 de junho, em Brasília, do maior evento do setor de cacau e chocolate da América Latina, a Chocolat Festival 2025. O objetivo foi projetar a excelência do cacau brasileiro e promover a imagem do país como produtor de cacau de qualidade internacional, reconhecido e premiado.

De acordo com o diretor interino da Ceplac, Paulo Marrocos, o festival reafirma o compromisso da Comissão com o fortalecimento dessa cadeia produtiva, promovendo os produtores e impulsionando oportunidades de negócios para o setor. “O estande institucional foi um espaço estratégico para apresentar projetos, tecnologias, pesquisas e ações voltadas à revitalização sustentável da lavoura cacaueira, bem como à valorização da produção de chocolates de origem e com identidade regional”, comentou.

Com a presença no evento, o Mapa contribui para a construção de uma plataforma de fomento e inovação, que visa impulsionar a revitalização da cadeia do cacau em bases sustentáveis. A finalidade foi demostrar as conquistas alcançadas e gerar novas perspectivas de crescimento para o segmento de chocolates finos e artesanais, valorizando produtores, empreendedores e comunidades envolvidas na produção.

Leia também

O Chocolat Festival 2025 faz parte da programação da Brasil Origem Week, que proporcionou ao público muitos sabores, cheiros e experiências gastronômicas, a partir de exposições, degustações, apresentações culturais, aulas-show, workshops e palestras com chefs e especialistas renomados.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.