Um
O fruto amarelo e saboroso foi colhido pelo casal Tainara Franciele da Silva e Ezivelton Barbosa, produtores rurais do município que são atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Fruticultura do Senar/MT.
Eles conquistaram o primeiro lugar do 2º Concurso do Maracujá de Carlinda com um maracujá de 477 gramas, considerado o mais pesado da edição. O casal ganhou R$ 2.500 que será investido na renovação da área de plantio.
“O Senar nos ajuda muito sobre o que fazer na lavoura, com todos os produtos que precisamos para aumentar a produção. Até na hora das vendas também sentimos diferença para ter um valor agregado melhor”, afirmou Tainara, que representou a família na premiação.
O técnico de campo credenciado pelo Senar/MT, Bruno José, explica que o casal iniciou o cultivo no ano passado com o plantio de 500 pés de maracujá. As mudas foram doadas pela prefeitura de Carlinda. “Estamos trabalhando com planejamento para a renovação da área utilizando mudas enxertadas resistentes à
O presidente do Sindicato Rural de Carlinda, Nelson Obuti, ressaltou a importância da presença do Senar/MT na região. “A assistência técnica faz a diferença para os produtores, porque leva orientação e conhecimento de forma contínua. Resultados como o da Tainara e do Ezivelton mostram que esse apoio é fundamental para o desenvolvimento da fruticultura e de outras cadeias produtivas aqui no município”, destacou.