Ouvindo...

43,4% dos produtos exportados pelo Brasil aos EUA ficaram fora do tarifaço, calcula entidade

Lista de exceções inclui suco de laranja, minerais e aviões não militares

O suco de laranja é um dos produtos que integram a lista de exceções

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) divulgou nesta quarta-feira (30) que o governo dos Estados Unidos pode ter deixado fora do tarifaço quase metade dos produtos brasileiros importados pelo país.

Cálculos da entidade, com base em dados da USITC (Comissão de Comércio Internacional dos EUA, na sigla em inglês), indicam que os 694 itens que constam na ordem executiva assinada pelo presidente americano, Donald Trump, representaram US$ 18,4 bilhões em 2024.

Segundo a Amcham, o valor equivale a 43,4% do total de US$ 42,3 bilhões exportados pelo Brasil para os EUA.

Leia também

Apesar disso, a entidade pondera que embora as exceções “atenuem parcialmente” os efeitos do tarifaço, “ainda há um impacto expressivo sobre setores estratégicos da economia brasileira”.

“Produtos que ficaram de fora da lista continuam sujeitos ao aumento tarifário, o que compromete a competitividade de empresas brasileiras e, potencialmente, cadeias globais de valor”, diz a Amcham.

Dentre os principais produtos da pauta de exportações brasileira que serão sobretaxados em 50% a partir de 6 de agosto, estão café, frutas e carnes. Já o suco de laranja, minerais e aviões não militares seguem sem tarifa.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.