A Embrapa lançou uma nova cultivar de feijão do tipo carioca, denominada feijão-comum biofortificado BRS FC409, desenvolvida para oferecer mais ferro e zinco na alimentação. A nova espécie alia alto valor nutricional à boa produtividade no campo e resistência a doenças durante o cultivo.
O lançamento oficial será com uma degustação do feijão durante a abertura do Semiárido Show 2025, em Petrolina (PE), na terça-feira (26), no estande de tecnologias da Embrapa. A cultivar estará à mostra, também, plantada na vitrine de tecnologias do evento.
Fruto do trabalho de melhoramento genético convencional realizado pela Embrapa Arroz e Feijão em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a empresa Beckman Sementes, o BRS FC409 chega como alternativa estratégica para produtores do Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul, com validação para 19 estados e o Distrito Federal.
Entre suas principais características estão teores médios de ferro e zinco superiores (66 mg/kg de Fe e 35 mg/kg de Zn), grãos tipo carioca, ciclo de 85 a 95 dias e produtividade média de 3.500 kg/ha e resistência elevada ao mosaico-comum e resistência intermediária à ferrugem, antracnose, crestamento-bacteriano, murcha de Curtobacterium e murcha de Fusarium.
A cultivar é indicada para diferentes regiões produtoras, como MT, GO, RJ, ES, TO, RS, PR, SC, SP, MS, SE, BA, AL, PE, CE, PB, RN, MA, PI e DF.
Mais nutrientes no prato
Assim como outras cultivares biofortificadas da Embrapa, o BRS FC409 foi desenvolvido no âmbito do projeto BioFORT, que reúne esforços de pesquisa e transferência de tecnologia para levar alimentos com níveis mais elevados de nutrientes à mesa da população.
Além dos níveis mais altos de ferro e zinco, o BRS FC409 mantém as mesmas formas de preparo e consumo do feijão tradicional, podendo ser utilizado em caldos, sopas, feijoada, feijão-tropeiro, entre outros pratos típicos da culinária brasileira.
As sementes podem ser adquiridas junto à parceira de transferência de tecnologia Beckman Sementes, listada na