Ouvindo...

BH sedia 2º Concurso de Cachaça de Alambique e movimenta setor

Durante quatro dias, 21 jurados irão avaliar 247 bebidas

A premiação dos vencedores será, em 17 de novembro, na capital mineira

Belo Horizonte sedia o 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. O julgamento de avaliação começou nesta segunda-feira (8) e vai até quinta-feira (11), na Mineiraria Casa da Gastronomia, no bairro Barro Preto.

Durante quatro dias, 21 jurados irão avaliar 247 bebidas. A premiação dos vencedores será, em 17 de novembro, na capital mineira.

Segundo professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante da comissão julgadora, Camila Argenta Fante, a análise e avaliação dos atributos sensoriais serão realizadas de acordo com metodologia desenvolvida especialmente para o concurso.

“Cada bebida será avaliada por sete jurados, sendo os critérios de avaliação divididos em quatro grandes grupos, que contemplam percepções visuais, olfativas, gustativas e atributos finais, que são o conjunto destas”, disse Camila.

Professores da UFMG, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), além de profissionais da Emater-MG participam da comissão julgadora. As amostras de cada categoria, que obtiverem pontuação acima de 70 pontos serão classificadas.

As categorias do Concurso Cachaças Mineiras/2025, são:

  • Cachaça de Alambique;
  • Cachaça de Alambique Armazenada;
  • Cachaça de Alambique Envelhecida;
  • Cachaça de Alambique Envelhecida Premium + Extrapremium;
  • Aguardente de Cana;
  • Aguardente de Cana Armazenada;
  • Aguardente de Cana Envelhecida;
  • Aguardente de Cana Envelhecida Premium + Extrapremium.

A novidade deste ano é a criação da categoria “Produtor Atacadista”, destinada a quem produz, acondiciona e comercializa bebida a granel. “O produtor atacadista é aquele que tem registro de uma bebida e faz a cachaça para vender para um padronizador. É a categoria de produtor que mais cresce em Minas Gerais nos últimos dois anos. Então essa nova categoria visa atender esse público, incentivando esse produtor a se tornar um engarrafador”, afirma o assessor técnico do Departamento Técnico da Emater-MG, Lucas Carneiro, da comissão organizadora do concurso.

Com mais de 7 mil cachaças registradas no Brasil, o setor emprega mais de 3 mil pessoas na região Sudeste, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Minas Gerais é o estado detentor de mais de 67% dos alambiques da região.

Leia também

O concurso é uma iniciativa do Governo de Minas, realizada e coordenada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), com apoio do Instituto Mineiro e Agropecuária (IMA), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e demais entidades parceiras.

Serviço

Avaliação Sensorial do 2º Concurso De Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras - 2025

  • Data: 8, 9, 10 e 11 de setembro
  • Horário: das 8 às 12 horas
  • Local: Mineiraria Casa da Gastronomia (Rua Uberaba, 865, Barro Preto)
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde