Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Conab reforça abastecimento do milho após queda do preço

Tendência de queda favorece pequenos criadores e é impulsionada pela colheita da segunda safra e ações da Conab em várias regiões do país

O preço do milho está em queda em diversas regiões do Brasil, de acordo com o 8º Anúncio de Safra de Grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A queda do preço do milho comercializado por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB) foi observada em regiões como Bahia, Maranhão, Distrito Federal e Piauí, sendo reflexo da perspectiva de ampla oferta no Brasil.

A Conab está atuando a fim de normalizar o abastecimento de milho nas regiões Nordeste, Norte e São Paulo, através ProVB, com a destinação de aproximadamente 65 mil toneladas do produto para atender à demanda dessas localidades. Na Unidade Armazenadora de Irecê (BA), por exemplo, houve uma redução de cerca de 15% no preço do produto nesta quinzena em comparação aos últimos quinze dias do mês anterior.

O milho para reposição está sendo transportado a partir do Centro-Oeste, principalmente do estado de Mato Grosso, maior produtor nacional do grão, rumo aos pontos de distribuição nas regiões beneficiadas.

Leia também

O ProVB tem como objetivo viabilizar o acesso de criadores rurais de pequeno porte aos estoques públicos de produtos agrícolas geridos pela Conab. A venda é feita diretamente, a preços compatíveis com os praticados no mercado atacadista local, assegurando o abastecimento e o equilíbrio do setor.

Essas e outras medidas têm contribuído para o aumento no volume de vendas do ProVB neste ano, que já cresceu 45% em relação ao mesmo período (janeiro a abril) de 2024. Em relação ao número de clientes, já foram alcançados 33% a mais de criadores em comparação ao ano passado.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.