Ouvindo...

Veja onde comprar o café campeão do agricultor Onofre, de 79 anos, da Zona da Mata

Café do cafeicultor de Espera Feliz obteve a maior nota do concurso realizado pela Emater-MG em dezembro do ano passado

Cafeicultor Onofre Alves Lacerda, de 79 anos, de Espera Feliz

O café campeão da 21ª edição do Concurso Qualidade dos Cafés de Minas, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) chegou aos supermercados de Belo Horizonte nesta segunda-feira (28).

O café que conquistou o 1° lugar geral foi do cafeicultor Onofre Alves Lacerda, de 79 anos, de Espera Feliz. O produto obteve a maior nota do concurso: 92,7 pontos.

A Itatiaia conversou com o campeão na época, e registrou a emoção da família do agricultor. 'É uma satisfação muito grande ser premiado e representar um produto que é do estado. O mais importante que eu consegui na minha vida com tudo isso foi amizade, conhecimento. Meu prazer é colocar um alimento de qualidade na mesa do consumidor’, contou emocionado.

Como é o café e onde comprar?

O café do seu Onofre permite sentir várias notas diferentes, como mel; capim cidreira; açúcar mascavo; limão; laranja; hibisco; pêssego; manga; mamão; floral; cítrico; alecrim e baunilha.

'É muito notório todas as notas e frutas, é um café super saboroso e doce. Eu não vou dizer que ele é único, mas ele é trabalhado com muito carinho, com muito amor da nossa família, e ele é de Espera Feliz’, contou José Alexandre Lacerda, filho do seu Onofre.

O produto está disponível nas unidades do Verdemar, na capital mineira. Além do café do seu Onofre, outros 11 produtos premiados estão à venda.

Os “Cafés Campeões Verdemar” são vendidos em três versões: torrado e moído para filtro, torrado e moído para expresso, e torrado em grãos. As embalagens trazem foto e nome do produtor, a nota obtida na competição, características do café e o selo oficial do concurso, aproximando o consumidor final do trabalho desenvolvido no campo.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde