Ouvindo...

Projeto Campo Futuro inicia levantamento de custos de produção no país

Painéis serão realizados em 21 estados, abrangendo 133 municípios

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou nesta terça-feira (8) os levantamentos de custos de produção de mais de 40 culturas distintas, pelo projeto Campo Futuro 2025.

Os painéis ocorrerão em 21 estados e 133 municípios, em parceria com as federações estaduais, universidades e centros de pesquisa, e participação de produtores rurais, sindicatos, cooperativas, técnicos e especialistas do setor.

Nos primeiros encontros virtuais, serão coletados os custos de produção da cana-de-açúcar nos municípios de Cianorte e Cambará, no Paraná, em Nova Alvorada do Sul, no Mato Grosso do Sul, e Barretos, São Paulo.

Nesta semana, o Campo Futuro também levanta, presencialmente, os dados de café em Brejetuba, Cachoeiro do Itapemirim e Jaguaré, no Espírito Santo.

Campo Futuro

O objetivo do projeto Campo Futuro, lançado em 2007, é aliar a capacitação do produtor à geração de informações estratégicas do setor rural, contribuindo para as tomadas de decisão no campo.

A partir do acompanhamento sistemático da evolução dos custos de produção regionais, e de análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias, o projeto possibilita o gerenciamento de custos e do comportamento econômico da produção.

Leia também

Em 2024, a iniciativa levantou o custo de 53 atividades agropecuárias e realizou mais de 150 painéis em 20 estados e 124 municípios. O projeto abrange as cadeias de grãos, cereais, frutas, hortaliças, silvicultura, café, pecuária de leite, avicultura, suinocultura, aquicultura, pecuária de corte, entre outras.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.