A última etapa de provas do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais será na próxima segunda-feira, 24 de novembro. Promovido pela Emater-MG, o concurso busca o melhor café mineiro. A avaliação será das 8h às 13h, na loja do supermercado Verdemar, no bairro Sion, em Belo Horizonte. O objetivo é definir os campeões regionais de cada categoria da competição, além do grande vencedor estadual da safra 2025, aquele com a maior nota entre todos os participantes.
Nesta fase decisiva, serão analisadas 40 amostras: 20 na categoria Café Natural e 20 na categoria Café Cereja Descascado/Despolpado/Desmucilado. Os oito juízes irão aplicar o protocolo da Specialty Coffee Association (SCA), entidade que é referência mundial em cafés especiais.
Somente nesta etapa final, a expectativa é que sejam provadas cerca de mil xícaras, devido à repetição dos testes e à necessidade de avaliações comparativas de alto rigor técnico. A cerimônia de divulgação dos resultados e premiação será no dia 11 de dezembro, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte.
Recorde de inscrições
A edição de 2025 registrou o maior volume de inscrições da história do concurso, com 1.853 amostras enviadas por produtores das regiões do Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. Após as análises físicas e sensoriais em etapas anteriores, chegaram à final cafés que obtiveram nota superior a 90 pontos (de um total de 100), patamar considerado de excelência internacional, segundo os critérios da SCA.
Segundo o coordenador técnico da Emater-MG, Willem de Araújo, o alto número de inscrições e a qualidade dos finalistas consolidam o concurso como referência nacional. “Será uma decisão muito difícil para os oito juízes que participarão dessa etapa final, em Belo Horizonte. A qualidade dos cafés este ano está muito acima do esperado”, afirmou.