Ovo, café e tomate são os vilões da inflação de março no Brasil; entenda o motivo

Dados são da prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta (27)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (27) a prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de março. Até o momento, o ovo, o café e o tomate são os destaques na alta dos preços.

O preço do ovo subiu 19,44% em março, até o momento. Em Belo Horizonte o impacto foi ainda maior, com alta de 21,76%. Vários fatores contribuem para a alta da proteína no último mês, entre eles está a Quaresma - período que os católicos substituem a carne vermelha por carne branca e ovos.

O tomate aparece em segundo lugar, com aumento de 12,57% no preço em todo o Brasil. Um dos motivos da alta é o verão 2024/2025, que além de ser o 6° mais quente da história foi marcado por muitas chuvas.

As chuvas volumosas impactam significativamente a colheita, reduzindo a oferta do tomate. Com a menor disponibilidade, o preço aumenta. Além disso, o surgimento de pragas e doenças também contribuiu.

Em terceiro lugar aparece o café, o carro-chefe dos mineiros e querido por boa parte dos brasileiros inflacionou 8,53% em todo o país, comparado ao mês de fevereiro.

Leia também

O café tem sofrido aumentos de preço devido a uma série de fatores como as condições climáticas em 2024.

Apesar de condições melhores neste ano, ainda não há previsão de queda no preço do café.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...