Ouvindo...

Arroz de terras altas é alternativa para agricultura familiar, destaca Epamig

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais promove evento na próxima semana para difusão de tecnologia de cultivo de arroz de terras altas no Sul do estado

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove na próxima semana, dias 25 e 26 de março, em Lavras, no sul de Minas, duas atividades para a difusão de tecnologia de cultivo de arroz de terras altas.

Cultura que abria as fronteiras agrícolas no Brasil na década de 1960, o arroz de terras altas, ou de sequeiro, volta a se estabelecer no Cerrado após perder espaço, nos anos 1990.

A Embrapa destaca que o arroz de terras altas vem sendo utilizado para recuperação de pastagem degradada há uns quinze anos, mas a inserção do cultivo em rotação de cultura, já que as áreas mais tecnificadas são recentes.

Eventos

Na próxima terça-feira (25), a programação será exclusiva para extensionistas da Emater-MG. O curso acontecerá na Sede da EPAMIG Sul, no Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e vai abordar desde a implantação da cultura até a produção e armazenamento das sementes.

As palestras, que também vão tratar de solos e adubação, pragas e doenças e manejo de herbicidas na cultura, serão ministradas por pesquisadores da EPAMIG e da UFLA. A coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Rhamillye Bartels Van de Pol, abrirá a programação com o tema “Importância do Arroz para o PNAE”.

O encerramento ficará por conta da coordenadora técnica regional da Emater-MG Joselaine Ferreira Lopes e do extensionista Geraldo José Rodrigues que falarão sobre “Pesquisa e extensão – O Sucesso para o fortalecimento da agricultura familiar”.

Leia também

Encontro Tecnológico de Arroz de Terras Altas

Na quarta-feira (26), a EPAMIG e UFLA/ Grupo de Pesquisa em Melhoramento Genético de Arroz de Terras Altas (MelhorArroz) promovem a 3ª edição do Encontro Tecnológico de Arroz de Terras Altas.

O evento gratuito, acontece às 8h, na Fazenda Muquém – Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária da UFLA (Anel Rodoviário de Lavras, 1823) e será aberto ao público em geral.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail janine.guedes@epamig.br.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde