A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove na próxima semana, dias 25 e 26 de março, em Lavras, no sul de Minas, duas atividades para a difusão de tecnologia de cultivo de arroz de terras altas.
Cultura que abria as fronteiras agrícolas no Brasil na década de 1960, o arroz de terras altas, ou de sequeiro, volta a se estabelecer no Cerrado após perder espaço, nos anos 1990.
A Embrapa destaca que o arroz de terras altas vem sendo utilizado para recuperação de pastagem degradada há uns quinze anos, mas a inserção do cultivo em rotação de cultura, já que as áreas mais tecnificadas são recentes.
Eventos
Na próxima terça-feira (25), a programação será exclusiva para extensionistas da Emater-MG. O curso acontecerá na Sede da EPAMIG Sul, no Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e vai abordar desde a implantação da cultura até a produção e armazenamento das sementes.
As palestras, que também vão tratar de solos e adubação, pragas e doenças e manejo de herbicidas na cultura, serão ministradas por pesquisadores da EPAMIG e da UFLA. A coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Rhamillye Bartels Van de Pol, abrirá a programação com o tema “Importância do Arroz para o PNAE”.
O encerramento ficará por conta da coordenadora técnica regional da Emater-MG Joselaine Ferreira Lopes e do extensionista Geraldo José Rodrigues que falarão sobre “Pesquisa e extensão – O Sucesso para o fortalecimento da agricultura familiar”.
Encontro Tecnológico de Arroz de Terras Altas
Na quarta-feira (26), a EPAMIG e UFLA/ Grupo de Pesquisa em Melhoramento Genético de Arroz de Terras Altas (MelhorArroz) promovem a 3ª edição do Encontro Tecnológico de Arroz de Terras Altas.
O evento gratuito, acontece às 8h, na Fazenda Muquém – Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária da UFLA (Anel Rodoviário de Lavras, 1823) e será aberto ao público em geral.
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail janine.guedes@epamig.br.