A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, comemorou a oficialização
A formalização ocorreu durante a 19ª sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Assunção, Paraguai. Em um vídeo, a ministra agradeceu: “Estou aqui rapidamente para abraçar e agradecer o povo paraguaio e festejar junto essa conquista”, disse.
Ela ressaltou a importância do título para preservar a memória do povo brasileiro: “Agradeço muito a articulação para tombar esse alimento tão preciosos que reúne agricultura familiar e preservação de saberes. Isso é muito importante! É realmente uma maneira muito especial da gente preservar nossa memória e a sabedoria do nosso povo”, acrescentou.
Leia também:
O estado conta com cerca de nove mil produtores de Queijo Minas Artesanal, gerando aproximadamente 50 mil empregos diretos e indiretos. A produção anual do QMA atinge cerca de 40 mil toneladas, com uma renda gerada que ultrapassa R$ 2 bilhões por ano.
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) também celebrou. "É nosso e tá conquistando o mundo inteiro!
O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, preparou uma série de ações para celebrar este reconhecimento.