Produtores de Queijo Minas Artesanal (QMA) da
O selo confere um registro de autenticidade e origem, assegurando que o queijo seja fabricado de acordo com as tradições locais. A ação contou com a parceria do Sistema Faemg Senar que, juntamente com APAQS – Associação dos Produtores de Queijo da Microrregião do Serro, Emater-MG e prefeituras locais, orientou os produtores sobre a importância e os processos envolvidos na obtenção da identificação geográfica.
O Programa ALI integra uma série de ações realizadas pelo Sebrae Minas, desde 2015, com os produtores de queijo do Serro. O objetivo é promover o desenvolvimento da região por meio da valorização do produto, e da melhoria da renda e qualidade de vida dos produtores. Kele Vespermann, analista Sebrae Minas, explicou que são ofertadas capacitações e orientações gerenciais para que alcancem melhores resultados, e geradas oportunidades de negócios em toda a cadeia produtiva associada ao queijo, principalmente, nas atividades ligadas ao turismo e à gastronomia.
“Em 2018, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs), foi lançada a marca coletiva da Região do Serro, que expressa a cultura, a tradição, a culinária e a história colonial da região, contribuindo para unir ainda mais produtores e gerar senso de pertencimento. A marca é a tradução da estratégia de posicionamento de uma região, que expressa a sua identidade e que contribui com o seu desenvolvimento econômico, por meio de uma diferenciação sustentável e relevante de seus produtos e serviços”.
Rota Turística do Queijo será lançada em Gramado
Entre os dias 7 e 10 de novembro, durante a Feira Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado (RS), o Sebrae Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), vai lançar a Rota Turística do Queijo do Serro. Kelle contou que, dos produtores que receberam o selo, quatro estão contemplados na rota, tendo sido capacitados para receber turistas e promover turismo de experiência dentro das propriedades. Ela explicou que a Festuris foi escolhida para o lançamento por uma questão estratégica: é a maior feira de turismo da América Latina e é onde as grandes agências compram esses pacotes.
Para Barroso, IG aproxima produtor e comprador
Frank Barroso, presidente da Comissão Técnica do QMA da Faemg, explicou que, com o selo de IG, os consumidores poderão rastrear a origem do queijo desde sua produção até à prateleira, reforçando a qualidade e o valor cultural do produto, que já é reconhecido como
Segundo ele, a
Na opinião dele, com o sucesso do projeto “AlI” e a adesão de tantos produtores locais, “a microrregião do Serro fortalece sua identidade e resgata sua história através da tradição e qualidade incomparável de seu Queijo Minas Artesanal, agora com a segurança e o reconhecimento da Identificação Geográfica”.
Preservação da Tradição e Valorização do Produtor
Para Raimundo Nonato Santa Rita, produtor de Queijo Minas Artesanal e secretário da APAQS, o selo de IG é vital para preservar a história e agregar valor ao trabalho dos produtores. “A IG é a preservação de mais de 300 anos de tradição na produção de queijo. Ela garante a qualidade e a autenticidade do Queijo Minas Artesanal da nossa região, valorizando cada produtor e sua história.” Ivaci dos Santos, produtor de QMA, enfatizou a importância da IG para a valorização do turismo e do produtor rural. “Com o selo de garantia, o queijo com IG valoriza nossa região”.