Ouvindo...

Agricultura Espacial é tema de Simpósio Internacional em outubro no Brasil

Pesquisadores têm até o dia 11 de agosto para submeter resumos

Simpósio visa fortalecer a capacidade do país de participar da nova economia baseada no espaço

O Brasil receberá, entre os dias 14 e 16 de outubro, o I Simpósio Internacional em Agricultura Espacial (SIAE) no PIT- Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos. A agricultura espacial possui o potencial de beneficiar a agroindústria, principalmente no enfrentamento dos desafios trazidos pelas mudanças climáticas. O Simpósio visa fortalecer a capacidade do país de participar da nova economia baseada no espaço e promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico para tornar a agricultura espacial uma realidade.

Especialistas, pesquisadores e instituições, nacionais e internacionais, das áreas espacial, agrícola e afins se reunirão para discutir o desenvolvimento de técnicas e tecnologias relacionadas ao tema. Pesquisadores podem contribuir com a submissão de trabalhos até o dia 11 de agosto para as áreas temáticas Space Farming, Space Breeding, Space Microbiology, Desenvolvimento Experimental de protótipos para voos espaciais, entre outros.

A programação inclui painéis, palestras e debates. Segundo a pesquisadora Alessandra Fávero, da Embrapa, coordenadora da Rede Space Farming, a intenção é promover a troca de experiências e fomentar a colaboração entre os diversos atores envolvidos.

“A iniciativa de adaptar técnicas agrícolas às condições espaciais, como parte do Acordo Artemis, é uma forma de contribuir para a sustentabilidade das missões espaciais e também de acelerar inovações na Terra para aumentar a segurança alimentar em um cenário de mudanças climáticas e ambientes extremos. O desenvolvimento da agricultura espacial pode colaborar para a adaptação da agropecuária aos desafios ambientais futuros” observa Alessandra.

Já estão confirmadas a presença de dois cientistas da NASA, do brasileiro Ivair Gontijo, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (EUA), e de Mark Settles, do NASA AMES Space Biosciences Research Branch. Outros especialistas de destaque internacional também participarão, como Robert Ferl (UF Astraeus Space Institute e Universidade da Flórida, EUA) e Stefania de Pascale (Università di Napoli Federico II, Itália).

A programação conta ainda com eventos paralelos como cinema ao ar livre com a presença de Jim Green, pesquisador aposentado da NASA, que foi consultor do roteiro do filme “Perdidos em Marte”, além de visitas a instituições ligadas ao setor aeroespacial brasileiro.

Como participar

Pesquisadores interessados podem submeter trabalhos até o dia 11 de agosto para as áreas temáticas Space Farming, Space Breeding, Space Microbiology, Desenvolvimento Experimental de protótipos para voos espaciais, entre outros. A sessão de pôsteres ocorre no dia 15 de outubro, das 18 às 19 horas.

Já para participar do Simpósio é preciso inscrever-se até o dia 22 de setembro. Mais informações sobre o evento, incluindo a programação detalhada das palestras e painéis principais, podem ser acessadas no site oficial do Simpósio.

Leia também

O simpósio é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) São José dos Campos.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.