Ouvindo...

Diferença de preços entre ovos brancos e vermelhos é a menor do ano, aponta Cepea

Baixa procura resultou na pressão sobre os valores e recuo nas cotações dos ovos vermelhos

Recuo foi mais acentuado nas cotações dos ovos vermelhos

Segundo levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a diferença de preços entre ovos brancos e vermelhos reduziu em diversas regiões acompanhadas pelo Centro. Os dados mostraram que a taxa se encontra no menor patamar do ano em algumas praças.

Pesquisadores explicam que a baixa procura resultou na pressão sobre os valores, com recuo mais acentuado nas cotações dos ovos vermelhos. De acordo com agentes do setor consultados pelo Cepea, para equilibrar a oferta frente ao consumo enfraquecido, produtores de algumas regiões vêm intensificando o descarte de poedeiras mais velhas.

Queda em julho

Na primeira quinzena de julho, todas as regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) registraram queda nos preços dos ovos. A queda é causada pela menor demanda, comum no período de férias escolares, que leva os produtores a concederem descontos nas negociações, intensificando a pressão sobre os valores.

Segundo o Centro, embora as temperaturas mais amenas registradas em diversas regiões do País tenham contribuído para uma redução da produção, o ritmo lento das vendas tem impactado o mercado.

Leia também

O setor também está atento às tarifas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos. No primeiro semestre deste ano, os EUA foram destino de 61% do volume exportado pelo Brasil, com destaque para o ritmo acelerado das compras, que vêm renovando recordes mensais nos últimos cinco meses e já acumulam alta expressiva de 1.274% em relação ao mesmo período do ano passado.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.