O Brasil será o anfitrião do I Simpósio Internacional em Agricultura Espacial (SIAE), realizado de 14 a 16 de outubro de 2025, no PIT- Parque de Inovação Tecnológica em São José dos Campos. O SIAE busca fortalecer a capacidade do País de participar da nova economia baseada no espaço e promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico. O evento reunirá especialistas, pesquisadores e instituições, nacionais e internacionais, das áreas espacial, agrícola e afins.
Serão três dias de atividades com uma programação que inclui painéis, palestras e debates. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Alessandra Fávero, que coordena a Rede Space Farming no Brasil, a intenção é promover a troca de experiências e fomentar a colaboração entre os diversos atores envolvidos, contando com a participação ativa da comunidade científica nacional e internacional para impulsionar o futuro da agricultura espacial.
“A iniciativa de adaptar técnicas agrícolas às condições espaciais, como parte do Acordo Artemis, é uma forma de contribuir para a sustentabilidade das missões espaciais e também de acelerar inovações na Terra para aumentar a segurança alimentar em um cenário de mudanças climáticas e ambientes extremos. O desenvolvimento da agricultura espacial pode colaborar para a adaptação da agropecuária aos desafios ambientais futuros” observa Alessandra.
Para o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi, o evento focado em agricultura espacial vai oferecer à comunidade científica brasileira uma chance de compartilhar suas pesquisas com cientistas de outros países, além de contribuir com o programa da Rede Space Farming do Brasil, alinhado com o Acordo Artemis.
Os especialistas vão abordar os desafios e as oportunidades do conhecimento espacial, contribuições e perspectivas do acordo Artemis, cultivo no Espaço, biologia de plantas, melhoramento genético vegetal, experiências de cultivo de microrganismos em condições espaciais e experiências de envio de experimentos biológicos em ambientes com microgravidade e radiação ionizante.
Já estão confirmadas a presença de dois cientistas da NASA, do brasileiro Ivair Gontijo, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (EUA), e de Mark Settles, do NASA AMES Space Biosciences Research Branch. Outros especialistas de destaque internacional também participarão, como Robert Ferl (UF Astraeus Space Institute e Universidade da Flórida, EUA) e Stefania de Pascale (Università di Napoli Federico II, Itália).
A programação conta ainda com eventos paralelos como cinema ao ar livre com a presença do pesquisador aposentado da NASA Jim Green, que foi consultor do roteiro do filme “Perdidos em Marte”, além de visitas a instituições ligadas ao setor aeroespacial brasileiro.
Inscrições abertas
Os interessados já podem fazer as inscrições para o simpósio até o dia 22 de setembro.
Até 31 de julho, pesquisadores podem submeter trabalhos para as áreas temáticas Space Farming, Space Breeding, Space Microbiology, Desenvolvimento Experimental de protótipos para voos espaciais, entre outros. A sessão de pôsteres ocorre no dia 15 de outubro, das 18 às 19 horas.
O simpósio é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) São José dos Campos.
Mais informações sobre o evento, incluindo a programação detalhada das palestras e painéis principais, podem ser acessadas no