Ouvindo...

Seminário Mineiro de Agricultura Irrigada discute práticas sustentáveis e o futuro do agro em Minas

Promovido pelo Sistema Faemg Senar e parceiros, evento mostrou que, embora os desafios relacionados à gestão da água e à sustentabilidade no campo sejam grandes, as oportunidades de inovação e desenvolvimento são ainda maiores

A agricultura irrigada sempre foi uma prática essencial, especialmente em regiões como o Noroeste mineiro, onde a escassez de água durante os meses secos pode comprometer a produtividade agrícola. A irrigação, quando bem aplicada, é uma ferramenta poderosa não apenas para aumentar a produtividade, mas também para impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios. Buscando discutir temas cruciais para o avanço da agricultura irrigada sustentável em Minas Gerais, foi realizado em setembro, em Paracatu (MG), o 1º Seminário Mineiro de Agricultura Irrigada. O encontro, promovido pelo Sistema Faemg Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), reuniu mais de 700 pessoas, entre produtores rurais, especialistas e autoridades do setor agropecuário. A escolha de Paracatu como sede do seminário reforçou a relevância da cidade, que é um importante polo nacional de irrigação.

Impulso ao agronegócio sustentável

A promoção do Seminário Mineiro de Agricultura Irrigada reflete o compromisso do Sistema Faemg Senar com o desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes. Segundo o presidente da instituição, Antônio de Salvo, a disseminação dessas práticas é fundamental para o futuro da agropecuária mineira, proporcionando ao produtor as ferramentas necessárias para aumentar sua produtividade sem a necessidade de expandir suas áreas de cultivo, contribuindo para a preservação ambiental.

Durante o seminário, foram apresentados estudos que destacam a importância de ampliar o uso da água durante o período chuvoso e o papel das tecnologias de ponta, como as soluções israelenses de irrigação, que aumentam a eficiência no uso da água. Essas práticas, segundo a gerente de sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, são essenciais para garantir a conservação dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões que mais precisam de suporte.

Um novo marco para o agro mineiro

Um dos temas debatidos no seminário foi a recente aprovação do Projeto de Lei 754/2015, que institui a Política Estadual de Agricultura Irrigada e regulamenta a outorga coletiva de água. A nova legislação, sancionada após nove anos de tramitação, promete revolucionar a agricultura irrigada em Minas Gerais, sendo vista como um avanço para a adaptação da agricultura às mudanças climáticas, especialmente em regiões vulneráveis, como o semiárido mineiro.

“A irrigação sustentável em larga escala tem um impacto positivo no aumento do PIB e do IDH dos municípios. A nova legislação, associada às estratégias de reservação de água e ao uso de tecnologias avançadas, será fundamental para ampliar a área irrigada em Minas, sempre com a preservação dos recursos naturais como prioridade”, ressaltou Mariana.

Durante o evento, foi lançada a nova ferramenta Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (SOUT), que busca modernizar e simplificar os serviços de regularização ambiental, integrando todo o processo em um único sistema.

Outro ponto alto foi a palestra magna de Lineu Neiva Rodrigues, da Embrapa, que abordou as contribuições socioeconômicas da agricultura irrigada para os municípios. Ele destacou que Minas Gerais, com suas extensas áreas de Cerrado, tem potencial para se consolidar como referência em agricultura irrigada no Brasil. A irrigação, segundo Rodrigues, não apenas aumenta a produtividade, mas também melhora a segurança alimentar e a qualidade de vida das populações rurais.

O futuro da agricultura irrigada em Minas

O 1º Seminário Mineiro de Agricultura Irrigada mostrou que, embora os desafios relacionados à gestão da água e à sustentabilidade no campo sejam grandes, as oportunidades de inovação e desenvolvimento são ainda maiores. Com o apoio do Sistema Faemg Senar, do Governo de Minas e de novas políticas públicas, como a Política Estadual de Agricultura Irrigada, os produtores rurais de Minas Gerais têm à sua disposição ferramentas valiosas para continuar produzindo de forma eficiente e responsável.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país