Ouvindo...

Dia do Trabalhador Rural: cinco competências para quem quer trabalhar no campo

Com a expansão, a profissionalização e a tecnificação do agronegócio, há vagas sobrando no campo

As fazendas médias e grandes são verdadeiras empresas, com centenas de colaboradores, processos de produção bem definidos e uma ampla movimentação financeira

Os postos de trabalho são principalmente para engenheiros agrônomos, florestais, agrícolas, zootecnistas, médicos-veterinários, técnicos agrícolas, administradores de empresas, especialistas em gestão do agronegócio e outras competências que vão desde operador de drones ao trivial tirador de leite. Conheça algumas possibilidades:

1- Ciência de Dados

Coleta e processamento de uma grande quantidade de dados que auxiliam na produtividade, no contexto da agricultura de precisão. Há oportunidades para especialistas em big data em fazendas, consultorias e outras empresas na cadeia produtiva do agronegócio. O profissional especialista em Programação e Ciência de Dados está sendo muito valorizado.

2. Operação de drones

Os drones estão muito presentes no campo por terem diversas utilidades: tiram fotografias, medem áreas de cultivo, analisam o relevo ou aplicam produtos químicos.

Por mais que esses equipamentos tenham facilitado os processos — dispensando a necessidade de aviões, por exemplo —, sua operação precisa ser realizada por profissionais treinados e com conhecimento técnico da agricultura e pecuária.

3. Gestão de fazendas

O agronegócio carece de gestão profissional. As fazendas médias e grandes são verdadeiras empresas, com centenas de colaboradores, processos de produção bem definidos e uma ampla movimentação financeira. Sendo assim, quem se especializa em Administração de Negócios, Gestão, Economia e outros cursos da área tem boas chances de colocação com boa remuneração.

4. Comércio Exterior

Há oportunidades para especialistas em negociar produtos agropecuários com outros países. É necessário conhecimento de logística e compreensão das regras de comércio internacional. A pessoa pode ter graduação em Comércio Exterior, Administração, Direito ou Relações Internacionais.

5. Comunicação

Profissionais que não estão diretamente ligados ao agronegócio, também podem ter boas oportunidades de trabalho no campo. É o caso de publicitários que trabalham com o marketing das fazendas e jornalistas que podem administrar as redes sociais das propriedades ou, até mesmo, fazerem sugestões de pauta a cerca de seus produtos ou serviços.

Leia mais:

Conheça cinco profissões em alta no campo com salários de até R$ 11 mil

Com a expansão do agro, está sobrando emprego no campo

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.