O Padre Pascifal José do Nascimento, Pároco da Paróquia Senhor do Bomfim, em Ipatinga, foi escolhido para administrador diocesano da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, que está sem um bispo atualmente.
O então bispo da diocese, Dom Marco Aurélio Gubiotti foi empossado último sábado (07/03) como novo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora, transferência anunciada no início do ano por decisão do Papa Leão XIV..
Com a vacância na liderança da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, os membros do colégio de consultores, formado por padres, reunidos em Assembleia Ordinária no dia 10 de março, terça-feira, escolheram para administrador diocesano o Padre Pascifal José do Nascimento, atual pároco da paróquia Senhor do Bonfim, com igreja matriz no bairro Cidade Nobre, no município de Ipatinga.
O administrador diocesano assume interinamente a Diocese de Itabira e Coronel fabriciano, até a nomeação e posse canônica do novo bispo diocesano, que ainda deve ser indicado pelo Papa Leão XIV.
Em entrevista à reportagem da Rádio Itatiaia, o Padre Pascifal José do Nascimento disse que recebeu com alegria a nomeação para a administração interina da Diocese e pediu orações aos fieis. Segundo ele, nesse período será responsável pela administração financeira, econômica e pastoral da igreja. Todas as decisões são tomadas em comum acordo com o Colégio dos Consultores, formado por padres.
A Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano é formada por um total de 24 municípios divididos em três regiões pastorais, de Itabira, João Monlevade e de Coronel Fabriciano, e um total de 52 paróquias nesses municípios.
Apesar de assumir esse novo cargo, Padre Pascifal informou também que vai permanecer á frente da Paróquia Senhor do Bomfim, onde atua atualmente, além desse trabalho como Administrador Diocesano, que não tem prazo para terminar.