Ouvindo...

Operação de retirada de estruturas no Bom Retiro mobiliza homens e máquinas em Ipatinga

A medida, segundo projeto da prefeitura, visa recuperar os espaços públicos, garantir a acessibilidade e organizar a ocupação urbana

Máquinas começaram a atuar na retirada das estruturas instaladas em calçadas e áreas públicas nesta terça-feira (15), na região do Bom Retiro, em Ipatinga. A ação ocorre após notificação da Prefeitura de Ipatinga realizada há 45 dias avisando sobre a obrigação dos comerciantes em fazer a desocupação após o governo municipal ser notificado pelo Ministério Público acerca das irregularidades.

A ação é realizada por servidores do município, com auxilio de máquinas e caminhões e acompanhamento da Polícia Militar, Polícia Municipal e fiscais. Moradores e comerciantes de diversas ruas acompanham o trabalho de homens e máquinas para retirada das estruturas e também de flores e árvores que foram plantadas nesses locais, alguns indignados.

A medida, segundo projeto da prefeitura, visa recuperar os espaços públicos, garantir a acessibilidade e organizar a ocupação urbana da região. Os próprios comerciantes, que mantinham barracas, coberturas e anexos fora do padrão legal, iniciaram a desmontagem voluntária após reuniões e a notificação entregue no local.

O bairro é conhecido por ser atrativo para os amantes dos bares e da vida noturna há anos. Porém, em meados de 2016, o Ministério Público De Minas Gerais moveu uma ação contra a ocupação irregular de áreas públicas no bairro e desde então, o caso se arrasta na justiça até o início desse ano, quando a prefeitura do município fez uma contraproposta para realizar uma obra, a fim de manter áreas livres nas calçadas e ter o espaço verde.

Com todo o cenário, no início de junho, os moradores e comerciantes de pelo menos três ruas do bairro foram notificados a desocuparem, até o dia 10 de julho, as áreas que estão ocupadas ou construídas para o começo das obras. A desocupação começou a ser feita antes da data limite e, nesta terça-feira (15), começaram os movimentos das máquinas da prefeitura nos locais.