Fim de semana com dois homicídios registrados na região, em Santana do Paraiso e Braúnas

Suspeitos foram presos horas depois, nos dois casos, após levantamentos da Polícia Militar, com apreensão também de armas de fogo

A região do Vale do Aço teve dois homicídios registrados durante o fim de semana, sendo um em Santana do Paraíso, no bairro Industrial, e o outro na cidade de Braunas. Nos dois casos, suspeitos de autoria já foram identificados e presos por equipes da Polícia Militar.

O primeiro deles em Santana do Paraíso foi na avenida Minas Gerais, no bairro Industrial, na noite do último sábado (13/12). A Polícia Militar foi acionada para atendimento de uma ocorrência de homicídio consumado. Populares informaram que um homem havia sido agredido por dois indivíduos, sendo atingido por golpes de arma branca, e que os autores teriam fugido a pé logo.

No local, a equipe do SAMU prestou os primeiros atendimentos, sendo posteriormente constatado o óbito pelo médico de plantão. A perícia técnica compareceu e realizou os trabalhos de praxe, constatando que a vítima apresentava perfurações na região do tórax. A vítima foi identificada como
Edelson Pinheiro Fernandes, de 36 anos.

Com base nas informações de testemunhas, foi deflagrada uma operação policial coordenada pelo comando da unidade para localizar os suspeitos. Durante as diligências, os autores, dois homens de 35 e 26 anos, foram localizados após tentativa de fuga por área de mata e residências próximas, sendo contidos pelos militares.

Em relatos preliminares, um dos autores confessou ter utilizado um canivete para golpear a vítima na região do peito. O segundo envolvido informou que, durante a confusão, utilizou uma cadeira para agredir a vítima. Ambos alegaram que houve uma discussão anterior ao fato.

Os autores receberam atendimento médico e, em seguida, foram encaminhados para as providências de polícia judiciária. Em consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão, os policiais encontraram em aberto mandado de prisão em desfavor de um dos autores.

Durante as diligências na região de fuga, a Polícia Militar localizou três armas de fogo, que foram apreendidas.

Agressão e morte no centro de Braúnas

O outro homicídio foi registrado também na noite de sábado (13/12) na cidade de Braúnas, na Praça José Augusto de Oliveira, no centro do município, onde um homem foi agredido, sendo atingido por golpes de ripas de um banco da praça, morrendo durante atendimento médico. A vítima foi identificada como Mauro Isaias Pereira, de 44 anos.

Testemunhas relataram que, em razão de desavenças anteriores, o autor utilizou um pedaço de madeira retirado de um banco da praça para agredir a vítima, desferindo golpes na região da cabeça, inclusive quando a vítima já se encontrava caída ao solo. Em seguida, o autor foi contido por populares e evadiu do local em direção às margens de um ribeirão.

A perícia técnica compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e confirmou o homicídio consumado, sendo apreendida uma faca que estava em posse da vítima.

A Polícia Militar, após ser acionada, realizou buscas nas margens de um ribeirão, áreas de mata, pastagens, campo de futebol e em possíveis endereços relacionados a suspeitos, sem êxito inicial. Também foi feito contato com familiares da vítima em local próximo.

Posteriormente, após denúncia anônima, foi realizado cerco em uma residência, onde o autor, um homem de 38 anos, foi localizado e preso em flagrante, sendo necessário o uso de algemas de forma técnica e moderada para resguardar a integridade física das partes envolvidas.

Imagens de sistema de monitoramento foram obtidas e confirmaram a dinâmica dos fatos e a autoria delitiva, sendo compatíveis as vestes utilizadas pelo autor no momento do crime com aquelas usadas no momento da prisão.

No momento da prisão, o autor apresentava lesões no rosto e escoriações pelo corpo, compatíveis com luta corporal, eventual queda e deslocamento após a evasão do local dos fatos.

Ao ser informado de seus direitos constitucionais, o autor confessou a agressão, alegando legítima defesa, sob a justificativa de que a vítima estaria portando uma faca. Ele foi encaminhado para atendimento médico e, após liberação, conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com o pedaço de madeira utilizado no crime e a faca apreendida, para as providências legais cabíveis

Apresentador do programa Itatiaia Patrulha - Vale do Aço, que vai ao ar todos os dias na rádio Itatiaia Vale do Aço - 102,3 FM. Programa com notícias da área de segurança pública da região do Vale do Aço, além dos principais fatos policiais de Minas Gerais.

Ouvindo...