Ouvindo...

Olhou para o eclipse do último sábado? saiba como está a saúde dos seus olhos

Teste caseiro pode identificar retina queimada, mas é necessário procurar especialista para diagnóstico

Teste caseiro não exclui necessidade de procurar oftalmologista

O eclipse solar anular deste último sábado (14) foi visível em diversas partes do Brasil. Mesmo com as orientações médicas para adotar cuidados ao visualizar o fenômeno, muitas pessoas colocaram a visão em risco e olharam diretamente para a Estrela.

Agora, muitos estão preocupados se tiveram os olhos afetados ao não usar proteção.

Em primeiro lugar, é comprovado que observar o Sol, sem proteção, pode causar danos aos olhos humanos. E durante um eclipse solar, o risco aumenta. Durante o evento, a cobertura da Lua torna muito menos doloroso observá-lo por mais tempo. E, por isso, as pessoas se sentem tão tentadas a encarar o fenômeno diretamente na justificativa de que não estão sentido nenhuma dor inicial.

O primeiro sinal de danos à retina surgem após um ou dois dias, quando a visão do indivíduo pode ficar embaçada. A área afetada pode inchar e levar até um ano para voltar ao normal. Um teste caseiro pode identificar se você machucou seus olhos. Basta imprimir uma grade de Amsler, uma ferramenta usada para detectar problemas de visão por médicos.

Fechando cada olho separadamente, concentre-se no ponto central da imagem e veja se a grade circundante parece ondulada, manchada ou distorcida. Caso esteja acontecendo, é bem possível que a sua visão tenha sofrido algum tipo de dano.

Vale ressaltar que esse é um teste caseiro. Por isso, é necessário procurar um oftalmologista para um diagnóstico.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde