Brasil apresenta Plano de Transição Energética na ONU

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu a descarbonização do planeta como prioridade Mundial

Ministro de Minas e Energia

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), lançou o Plano Nacional de Transição Energética, durante evento da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, neste domingo (17). Silveira participou do Dia de Aceleração dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O ODS 7 é focado no acesso à energia limpa e renovável.

Em parceria com a ONU, o Brasil implementa Pactos de Energia, sendo responsável pelas temáticas do hidrogênio e biocombustíveis, com a meta de reduzir a emissão de carbono. O ministro defendeu que a descarbonização é urgente e a pauta deve ser uma prioridade mundial. “Estamos aqui em Nova Iorque, na ONU, apresentando bases concretas para a descarbonização do nosso país e para ajudar o planeta. É sobre transição energética justa e inclusiva que o Brasil vem falar à ONU, e absolutamente alinhada aos objetivos do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

“A transição energética coloca o Brasil no centro desse debate, não somente pelo nosso alto potencial de produção de energia limpa, mas, essencialmente, pela garra e determinação de uma população que escolheu unir e reconstruir o nosso país. Estamos fazendo o dever de casa para implementar políticas públicas que garantam um desenvolvimento pleno e sustentável. Nossa transição é norteada pelo desejo de criar um Brasil e um mundo mais humano, solidário e digno”, completou Silveira.

O Plano de Transição Energética no Brasil prevê, entre outras medidas, o aumento do uso de biocombustíveis, e o investimento em energia limpa como a solar, eólica e hidrelétrica. Na última quinta-feira (15), o presidente e o ministro lançaram, no Palácio do Planalto, o Programa Combustível do Futuro. No sábado passado (09), Lula lançou na Índia, com outros líderes mundiais, a Aliança Global para Biocombustíveis.

Assembleia Geral

O Ministro de Minas e Energia e outros integrantes do primeiro escalão acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no evento da ONU que está sendo realizado em Nova York. Na terça (19), Lula fará o discurso de abertura da 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. A transição energética será tema central no discurso do presidente.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

Ouvindo...