A prefeitura de Brumadinho inaugurou na manhã de quinta-feira (29/06) a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Complexo Hospitalar Valdemar de Assis Barcelos. São 10 leitos equipados com monitores multiparâmentros, ventiladores pulmonares, bombas de infusão, desfibriladores, ultrassom para ecocardiograma, Raio-X portátil, hemodiálise e outros dispositivos.
A UTI de Brumadinho, que leva o nome da Dra. Marina Romano, médica e ex-secretária de Saúde do Município, conta com uma equipe assistencial composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. “São todos profissionais capacitados, experientes e com expertise para atuar neste setor tão importante”, destacou o Secretário de Saúde do Município, Eduardo Callegari.
A UTI também conta com o suporte das equipes de assistência farmacêutica, nutricional, social e de todo o aparato do Complexo Hospitalar.
Complexo Hospitalar de Brumadinho
O Complexo Hospitalar Valdemar de Assis Barcelos foi um projeto idealizado na gestão municipal entre os anos de 2009 e 2012, período em que foi inaugurada a UPA da cidade e iniciada a construção do prédio do Hospital, que ficou parada entre os anos de 2013/2016.
Retomada em 2017, a obra foi concluída e inaugurada em novembro de 2020, quando o Hospital Municipal passou a integrar o Complexo que hoje conta com a UPA, um centro de atendimento médico com 22 especialidades, maternidade, bloco cirúrgico, centro de imagens, banco de sangue e laboratórios de exames clínicos 100% SUS.
A nova Unidade de Tratamento Intensivo já havia sido prevista no projeto inicial e segundo a Prefeitura, foram investidos recursos próprios do município para que este sonho se tornasse realidade. Por conta da tragédia do rompimento da barragem, ocorrido em 2019, Brumadinho vai receber R$ 43 milhões, por ano, até 2026, oriundos do Acordo Global, que deverão ser obrigatoriamente investidos na manutenção deste Complexo Hospitalar, e também da UTI.
O projeto do Complexo Hospitalar prevê ainda a construção de um prédio anexo para abrigar o Centro de Imagens. Hoje já são realizados exames de Raio-X, mamografia, tomografia, colonoscopia, endoscopia e ultrassom. Mas a expectativa é de entregar, até o final do ano que vem, o prédio próprio do Centro de Imagens que também vai contar com um equipamento de ressonância magnética.
Além do Complexo Hospitalar, a cidade conta ainda com uma Base Descentralizada do SAMU com duas unidades de atendimento, que se somam a outras 13 ambulâncias do município. Brumadinho é uma das poucas cidades brasileiras, com menos de 100 mil habitantes que contam com duas ambulâncias do SAMU que vai atuar também no atendimento a pacientes em municípios vizinhos.