Depois de dois anos de recolhimento em função da pandemia de Covid-19, Minas Gerais se prepara para viver o maior carnaval já realizado no Estado. E para promover este Carnaval da Liberdade, o Governo de Minas está unindo forças, envolvendo diversas pastas e órgãos, tudo para a realização de uma festa com segurança, saúde, inclusão social e muita alegria. Após um planejamento minucioso, já estão preparados para colocar seus blocos na rua as equipes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Secretaria de Saúde, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Todos unindo esforços para garantir a alegria dos foliões e a tranquilidade dos que querem aproveitar o feriado prolongado para descansar.
E a expectativa é grande: estão sendo esperadas 10 milhões de pessoas, somando-se o público de Belo Horizonte (5 milhões, segundo dados da Belotur) e do interior. Todo este movimento significa, além da alegria pelas ruas, mais desenvolvimento para Minas, com a geração de emprego e renda, além do fortalecimento da economia da criatividade. Estima-se que R$ 1 bilhão seja movimentado durante a festa. Pela importância e grandiosidade do evento, essa será a primeira vez na história do Estado de Minas Gerais em que o governo coloca o Carnaval como uma política de Estado.
De Minas para o mundo
Além do impacto positivo na economia, o Carnaval da Liberdade vai promover também uma divulgação maior de Minas Gerais, posicionando o Estado dentre os principais destinos do país. A promoção inclui a divulgação das atrações do interior por meio das redes sociais, campanha digital nos veículos de turismo, rádio e televisão e mídia nos aeroportos de Belo Horizonte/Confins e outras estados.
Segundo dados do Sindicato Empresarial de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SindHBaRes), espera-se uma ocupação hoteleira de 100% em Belo Horizonte. Nas demais localidades, essa proporção deve variar de acordo com a proposta e localização de cada município, mas a previsão é permanecer entre 65% e 90%, com alguns destinos chegando a 100%.
Carnaval da Tranquilidade
Se para muitos o carnaval é o momento de extravasar toda a alegria, para outros, o feriado prolongado significa um momento especial para descansar e repor as energias. Por isto, quem preferir não colocar o bloco na rua e optar por uma cachoeira, trilhas em meio à natureza e o clima calmo de algumas localidades do interior, poderá escolher dentre os 255 municípios que integram o Carnaval da Tranquilidade. São destinos como Prata, Turmalina, Formiga, São Gonçalo do Rio Preto, Caetanópolis e Caparaó, que também estão preparados para receber o turista com toda a hospitalidade, tradição e mineiridade.
União de forças para grande estrutura na Capital
Para Belo Horizonte, o Governo de Minas está reunindo forças na atuação de diversas pastas e órgãos, para garantir a melhor estrutura para a realização da festa, com todo o apoio e segurança aos foliões. São ações como a distribuição de água potável por meio do Pipinha da Copasa; o Atrium da Liberdade - um espaço para momentos de descanso, recuperação e convívio montado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo; área com food trucks coordenada pela Frente da Gastronomia Mineira e promoções como aulas e oficinas de arte e cultura, espaço de inclusão e acolhimento e o Concurso CarnaPet.
Também a Secretaria de Saúde vai intensificar as ações de prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) já realizadas de forma contínua pela pasta, mas que serão reforçadas durantes as festividades do Carnaval. As ações incluem o envio de preservativos externos e internos, gel lubrificante, teste rápido para diagnóstico de HIV, triagem de Sífilis e Hepatites Virais B e C, para todas as Unidades Regionais de Saúde do estado.
Para garantir a segurança dos foliões e da população em geral, os órgãos e forças de segurança vêm trabalhado de forma conjunta, num planejamento estratégico, a fim de identificar e antecipar eventuais problemas. Neste Carnaval da Liberdade estão atuando de forma integrada a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Além das ações de prevenção e combate à violência, a Sejusp vai participar de blitze integradas educativas, com o objetivo de alertar e conscientizar os cidadãos sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas no Carnaval e os perigos da mistura bebida e direção.
Atendimento à Mulher e respeito aos direitos humanos
Um dos focos neste ano estará no atendimento à mulher em ocorrências que envolvam assédio e importunação sexual em eventos de Carnaval. Também as Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica da PM, distribuídas em 128 municípios, serão empregadas exclusivamente no acolhimento à mulher nos eventos de carnaval.
Na capital, a Delegacia de Plantão de Atendimento à Mulher, situada no bairro Barro Preto, estará de prontidão para o atendimento à mulher vítima de violência como assédio, importunação sexual e violência doméstica e familiar, e aplicação da Lei Maria da Penha, com oferecimento de medidas protetivas de urgência.
Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) destaca que, nesse período, há um aumento nos casos de violações de direitos humanos e reforça a importância do respeito às minorias representativas e pessoas em situação de rua, que vivem em locais públicos. Em caso de violações de direitos humanos, pode-se acionar o Disque 100, Disque 180 e Disque 190. As denúncias também podem ser feitas via CEDDH-MG (Centro Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis) pelos telefones (31) 2510-5706 ou (31) 97175-6899.
Para saber mais detalhes das ações de cultura, segurança e saúde do Governo de Minas para a realização do Carnaval da Liberdade é só clicar