Curitiba terá voo direto para Lisboa a partir de julho de 2026

Nova rota internacional terá três frequências semanais e será operada com aeronaves de longo alcance com capacidade para até 269 passageiros

Avião

A ligação aérea direta entre Curitiba e Lisboa começa a operar em 2 de julho de 2026. A nova rota internacional contará com três voos semanais saindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana da capital paranaense, com destino à capital de Portugal.

Depois de filas de até 7 horas, imigração no Aeroporto de Lisboa reduz tempo de espera

As passagens já estão à venda nos canais oficiais da TAP Air Portugal, companhia aérea responsável pela operação. Esta será a primeira rota regular ligando o Paraná diretamente à Europa, sem necessidade de conexão em outros aeroportos brasileiros.

Os voos serão realizados com aeronaves Airbus A330-200, com capacidade para até 269 passageiros. As partidas de Curitiba estão programadas para terças, quintas e domingos. No sentido Lisboa–Curitiba, o voo será direto; no retorno à Europa, haverá uma parada técnica no Rio de Janeiro.

A nova ligação reduz o tempo total de viagem em relação aos trajetos que exigem escala em São Paulo, além de simplificar o deslocamento de turistas e viajantes a negócios que partem do Sul do país.

Lisboa é um dos principais centros de conexões aéreas da Europa, o que amplia as opções de destino para passageiros que embarcam no Paraná, com acesso facilitado a outras cidades europeias.

A operação se soma a um contexto de crescimento do fluxo internacional no Paraná. Em 2025, o estado registrou mais de 1 milhão de turistas estrangeiros, segundo dados oficiais de controle migratório.

Portugal reconhece CNH brasileira após decreto; entenda as novas regras

Estado vizinho

O cenário é diferente em Santa Catarina, destino historicamente procurado por argentinos, a presença de turistas do país vizinho diminuiu neste início de ano. Levantamento da Fecomércio-SC com dados da primeira quinzena de janeiro aponta que os argentinos responderam por 19% do total de visitantes no estado, ante 22% no mesmo período de 2025.

Leia também

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.

Ouvindo...