Ouvindo...

Truques para guardar e conservar folhas verdes

Confira algumas orientações para prolongar a durabilidade dos alimentos e facilitar o preparo das refeições

Folhas Verdes

Organizar as compras e armazenar os alimentos da forma correta pode simplificar a rotina na cozinha, mas conservar diferentes tipos de ingredientes, especialmente folhas verdes, ainda é um desafio para muitas pessoas.

Pensando nisso, a influenciadora Paulina Cocina compartilhou alguns métodos caseiros para guardar folhas verdes no congelador ou na geladeira, garantindo maior tempo de uso, prolongando sua durabilidade e tornando o dia a dia mais prático.

Leia também

Como armazenar folhas verdes

No TikTok, Paulina apresentou formas de conservar diferentes tipos de vegetais e até de aproveitar os talos, parte que geralmente é descartada.

Alface

A alface deve ser armazenada inteira, e não folha por folha. Não é necessário lavá-la nem deixá-la de molho. Basta guardá-la em um saco dentro da geladeira, mantendo as folhas cobertas e o caule em contato com o ar.

Rúcula

Os talos devem ser retirados e as folhas deixadas em água fria com algumas gotas de água sanitária por 10 a 15 minutos. Depois, é preciso escorrê-las sem espremer e deixá-las secar naturalmente por alguns minutos. Em seguida, podem ser guardadas em um recipiente, intercalando camadas de rúcula com papel-toalha. Assim, duram entre 15 e 20 dias.

Espinafre

Lave folhas e talos em água fria com algumas gotas de água sanitária. Separe os talos e, sem secar, leve as folhas a uma panela tampada com pouca água, em fogo baixo, por cerca de dois minutos. Em seguida, retire, deixe esfriar e escorra bem. Aperte para retirar o excesso de líquido, modele pequenas porções e leve ao congelador. As bolinhas podem ser cortadas e usadas em diferentes receitas.

Acelga

Lave folhas e talos em água fria com algumas gotas de água sanitária e reserve os talos. Leve as folhas ainda úmidas à panela e cozinhe por alguns minutos a mais que o espinafre. Retire quando estiverem macias, deixe esfriar e pique. Elas podem ser congeladas em pequenas porções, sem a necessidade de formar bolinhas.

Talos

Corte em pedaços menores e armazene no congelador. Eles podem ser adicionados a recheios de tortas, empanadas, sopas ou saladas, ajudando a enriquecer as preparações.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.