A
A transição começa neste fim de semana com a chegada de uma frente fria. No sábado (6 de julho), o mau tempo deve atingir a costa leste da Espanha. No domingo (7), França, Itália, Áustria e países vizinhos estarão sob alerta, com previsão de chuvas volumosas e instabilidade severa. Modelos meteorológicos indicam que, entre domingo e terça-feira (9), podem ser registrados até 300 mm de chuva em apenas três dias em algumas áreas. “Não descartamos precipitação localizada em apenas 1 hora até 120 l/m²".
Além das chuvas, há risco de granizo, vendavais e até tornados - especialmente no norte da Itália - devido à alta energia convectiva da atmosfera, que pode chegar a 2.500 J/kg. A combinação de fatores pode provocar enchentes, enxurradas e deslizamentos.
A expectativa é que esse cenário extremo se estenda para os Bálcãs a partir de segunda-feira (8), embora os detalhes ainda sejam incertos. Autoridades locais devem emitir alertas à população, e a recomendação é acompanhar atualizações de órgãos especializados, como o ‘Estofex’ (‘Experimento Europeu de Previsão de Tempestades’, em tradução livre do inglês).
Com a chegada das tempestades, as temperaturas devem cair acentuadamente em boa parte da Europa Central. “As temperaturas podem ficar vários graus abaixo da média”, preveem meteorologistas. Portugal Continental, no entanto, deve seguir com tempo quente, pelo menos até 10 de julho.
Depois desse período, os modelos sugerem uma nova onda de calor ainda mais intensa. Há simulações que indicam temperaturas próximas dos 40 °C no Reino Unido. “Algumas previsões indicam valores novamente acima de 45 °C, enquanto outras não vão além de 30–35 °C”, ressaltam os especialistas, destacando a incerteza das projeções para a segunda semana de julho.