Receita simples com poucos ingredientes: sopa cremosa de alho-poró e batata
Prato fica pronto em 30 minutos e conquista pelo sabor suave

Uma sopa cremosa, leve e cheia de sabor vai muito bem nos dias frios. A combinação de alho-poró com batata resulta em um prato simples, econômico e fácil de preparar, ideal para quem procura uma refeição rápida e reconfortante.
A receita utiliza ingredientes básicos e pode ser preparada em cerca de 30 minutos. O destaque fica para a textura cremosa e o sabor delicado do alho-poró, que se mistura à suavidade da batata.
Ingredientes
- 3 alhos-porós médios
- 3 batatas médias
- 1 cebola pequena
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 litro de caldo de legumes
- 200 ml de leite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha fresca para decorar, opcional
Modo de preparo
O primeiro passo é lavar bem os alhos-porós e utilizar apenas a parte branca e verde-clara, cortando em rodelas finas. Em seguida, descasque as batatas e corte em cubos pequenos para acelerar o cozimento. A cebola deve ser picada em pedaços bem pequenos.
Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Acrescente a cebola e o alho-poró, refogando até que os ingredientes fiquem macios, sem dourar.
Depois, adicione as batatas e misture bem. Acrescente o caldo de legumes quente e deixe cozinhar até que as batatas estejam bem macias.
Com os legumes cozidos, coloque o leite e cozinhe por mais dois minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Quem prefere uma sopa ainda mais cremosa pode bater a mistura no liquidificador ou usar um mixer. A recomendação é evitar deixar a sopa ferver após a adição do leite, para impedir que a mistura talhe.
A finalização pode ser feita com salsinha picada por cima antes de servir.
Rende até quatro porções
Segundo a publicação original, a preparação rende quatro porções e cada uma possui, em média, 180 calorias. A sopa também pode ser armazenada na geladeira por até três dias em recipiente fechado.
Outra opção é congelar a receita por até dois meses. Nesse caso, a orientação é adicionar o leite apenas no momento de aquecer novamente a sopa.
Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.


