Ouvindo...

Qual é o nome da árvore do pistache e por que você deveria cultivá-la em casa?

Descubra os benefícios que essa árvore pode trazer para o seu lar e para o meio ambiente

A árvore de Pistache é de porte médio

A Pistacia Vera é uma árvore de folhas caducas, originária de regiões do Oriente Médio, como Irã, Síria e Turquia. Essa espécie é valorizada pelos frutos, os pistaches, conhecidos mundialmente pelo sabor marcante e pelos diversos benefícios à saúde.

A árvore de pistache é ideal para cultivo em casa, especialmente em climas secos e quentes. Resistente, produz frutos nutritivos e oferece sombra e beleza ao ambiente, agregando valor ao seu jardim.

Leia também

Por que plantar pistache?

Cultivar essa árvore pode trazer diversas vantagens para o seu espaço:

  • Produz nozes comestíveis, nutritivas e ricas em antioxidantes;
  • É resistente a climas secos e contribui para a melhoria da qualidade do solo;
  • Tem valor ornamental, podendo atingir até 10 metros, proporcionando sombra e folhagem atraente.

O pistache também favorece a biodiversidade local e auxilia na captura de carbono pela atmosfera. Sua sombra ajuda a reduzir o uso de ar-condicionado, tornando o ambiente naturalmente mais fresco.

Essa árvore é ideal para pátios ensolarados, especialmente em regiões que enfrentam invernos frios e verões secos. Variedades enxertadas, como a Kerman, são recomendadas, pois começam a florescer e frutificar entre três e cinco anos após o plantio.

A importância do Pistache no dia a dia

De acordo com a nutricionista Priscila Schramm, o pistache é rico em vitamina B6, um nutriente importante para o sistema nervoso e imunológico.

Mais do que isso, o pistache também é rico em antioxidantes, que reduzem os impactos dos radicais livres no corpo.

“A zeaxantina presente no pistache são importantes para a saúde ocular e os polifenóis e tocoferóis podem ajudar na prevenção de doenças cardíacas”, disse a especialista Priscila Schramm.

“O pistache pode fazer parte tanto das dietas para emagrecimento quanto para ganho de massa muscular. No emagrecimento, ele aumenta a saciedade por possuir boas gorduras, por exemplo”, completou a especialista em nutrição.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.