Desde que revelou estar em tratamento contra um câncer, no início de 2024, Kate Middleton tem reduzido significativamente sua presença em eventos públicos. Embora tenha comparecido a algumas datas simbólicas - como o Dia da Commonwealth - sua participação é pontual e adaptada às suas necessidades de saúde.
De acordo com o biógrafo real Robert Jobson, o diagnóstico marcou uma mudança importante em sua postura diante das obrigações reais. “Algumas pessoas que vivem experiências assim se dão conta de que não lhes resta tanto tempo”, afirmou Jobson à imprensa britânica.
Para ele, a princesa agora adota uma abordagem mais cuidadosa com sua agenda, participando apenas do que considera adequado para sua recuperação. “Uma atividade deve ser adequada para ela, não simplesmente porque é parte de seu papel real”, destacou o escritor.
Em março, Kate divulgou publicamente que estava em tratamento oncológico, mas optou por não revelar o tipo de câncer. Na ocasião, ela pediu “tempo, espaço e privacidade” durante a fase de recuperação. Já em maio, foi confirmado que ela se encontra em fase de remissão, enquanto o rei Charles III também segue em tratamento contra a doença.