O navio de cruzeiro Legend of the Seas, considerado um dos maiores navios de passageiros do mundo, flutuou na água pela primeira vez no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, em uma operação-chave para a entrega e operação comercial, programadas para 2026.
O evento representa um avanço técnico da indústria marítima internacional, dadas suas implicações para a oferta global de turismo de cruzeiros e a logística de grandes embarcações. As informações são Infobae.
Segundo a revista People e fontes oficiais da Royal Caribbean International, a manobra de flutuação exigiu mais de 12 horas e 92 milhões de galões de água para encher a doca seca. O navio, que desloca mais de 250.800 toneladas brutas, faz parte da classe Icon e replica as dimensões dos modelos de maior capacidade desenvolvidos pela empresa desde 2024.
Após a flutuação, a embarcação foi transferida para o cais de equipamentos, onde será realizada a instalação dos sistemas elétricos, estações de tratamento, equipamentos de cozinha e elementos decorativos internos. A próxima fase incluirá testes controlados no porto e em águas abertas antes da entrega final ao operador.
Quais características do navio?
O navio, que marca o mais novo empreendimento da Royal Caribbean, mede aproximadamente 365 metros de comprimento e 50 metros de largura, segundo informações institucionais. É totalmente equipado, com 2.350 tripulantes, e pode acomodar mais de 7.000 passageiros, dependendo da configuração da cabine e da capacidade estabelecida para cada viagem.
Ele possui 18 decks, 22 elevadores e sete piscinas, além de uma oferta gastronômica distribuída em cinco restaurantes principais e dezenas de pontos de serviço nas áreas comuns, e inclui ainda um parque aquático descrito pela empresa como o maior instalado em um navio do gênero.
Há ainda uma estrutura suspensa para atividades, conhecida como Crown’s Edge, que combina passarelas, cordas e vista para o mar. As instalações são adaptadas para diferentes faixas etárias e incluem opções para hóspedes com mobilidade reduzida, de acordo com a lista oficial.
Quais rotas e itinerários estão planejados quando ele entrar em serviço?
De acordo com os itinerários publicados pela Royal Caribbean, o navio está programado para sua temporada inaugural no verão de 2026, no Mediterrâneo Ocidental, com partidas planejadas de Barcelona, Espanha, e escalas em portos turísticos.
A partir de novembro do mesmo ano, será designado para rotas no Caribe, com operações a partir de Fort Lauderdale, Flórida, e escalas no destino privado Perfect Day em CocoCay, nas Bahamas.
Os itinerários iniciais incluem cruzeiros de sete noites no Mediterrâneo e excursões de seis ou oito noites no Caribe, abrangendo a alta temporada de cruzeiros em ambas as regiões. Todas as datas e detalhes foram confirmados na central de imprensa da empresa de cruzeiros e divulgados em sites especializados.
Quais as inovações em sustentabilidade e tecnologia?
Um dos pilares fundamentais do projeto tem sido a incorporação de tecnologias de propulsão eficientes e sistemas avançados de tratamento de águas residuais, conforme relatado pelo estaleiro Meyer Turku e confirmado pela administração da Royal Caribbean em seus documentos técnicos.
Processos de reciclagem e redução do consumo de energia foram implementados, em conformidade com as regulamentações internacionais e os acordos da Organização Marítima Internacional para a redução de emissões de embarcações comerciais.
Do ponto de vista tecnológico, destaca-se a automação de funções associadas à navegação, segurança e atendimento aos passageiros. Os equipamentos de TI e sensores do navio visam otimizar as operações internas, a manutenção preditiva e a interação do usuário com o entretenimento digital e a oferta de reservas.
Como esse lançamento impacta o setor de cruzeiros?
A entrada em operação deste novo mega-navio aumenta a capacidade global de oferta de turismo de cruzeiros, principalmente nos mercados do Mediterrâneo e do Caribe, onde diversas companhias marítimas internacionais competem. Especialistas consultados pela People e relatórios institucionais da empresa concordam que a chegada de navios de alta tonelagem contribui para mudar a estratégia comercial do restante do setor, impulsionando investimentos em processos de modernização e expansão de navios.
O impacto nos destinos de escala também é significativo: gerir milhares de viajantes simultaneamente exige ajustes nas políticas turísticas locais, na infraestrutura de recepção e no desenho de circuitos urbanos adaptados a esses fluxos temporários.
Quando ele começará a operar?
Após a conclusão da fase de flutuação, o navio passará para o processo de equipagem e decoração, com a instalação de tecnologia, serviços e mobiliário de acordo com os padrões definidos pela companhia marítima. Os testes técnicos, incluindo viagens pré-comerciais e verificações de segurança, devem ocorrer nos próximos meses.
De acordo com o cronograma oficial, a expectativa é que a operação inicie durante a temporada turística de verão europeia de 2026 e, em seguida, navegará para o Caribe a partir de novembro do mesmo ano.