A cidade de Starbase, nos Estados Unidos, que abriga a base da SpaceX, empresa de Elon Musk, está passando por um processo de rezoneamento urbano. Como parte desse processo, a companhia — que agora detém os direitos administrativos da região — notificou os moradores de que eles podem perder o direito de usar suas propriedades como fazem atualmente.
''A cidade de Starbase está conduzindo uma audiência para determinar se vocês podem perder o direito de continuar usando sua propriedade para o uso atual. Por favor, leiam este aviso com atenção.’', informou Kent Myers, recém-nomeado administrador municipal da cidade.
Starbase: a cidade da SpaceX
Starbase é o centro de operações da SpaceX e local de lançamento do ambicioso programa Starship, cujo objetivo é realizar voos tripulados para a Lua e, futuramente, Marte. No início de junho, cerca de 200 dos 283 moradores com direito a voto — a maioria funcionários da empresa — aprovaram a proposta de transformação da área em uma cidade oficial, sob comando direto da SpaceX.
Embora a cidade conte com cerca de 500 habitantes no total, a maior parte deles trabalha na empresa, incluindo o próprio prefeito, o que facilitou a aprovação da medida.
O projeto urbano de Starbase prevê uma área mista, com usos residenciais, comerciais e de serviços em pequena escala. Os moradores receberam um comunicado detalhando o novo plano de zoneamento. “ Nosso objetivo é garantir que o plano de zoneamento reflita a visão da cidade de crescimento equilibrado, protegendo os principais motores econômicos, garantindo a segurança pública e preservando os espaços verdes”, dizia o memorando.
Nos últimos anos, Elon Musk tem transferido operações de suas empresas para regiões mais remotas, com menor custo e carga tributária reduzida, estratégia que se repete agora com a Starbase.
Lançamentos turbulentos e tensões locais
Com os novos acordos de desenvolvimento territorial, o planejamento da SpaceX tem se intensificado. Nesta semana, a Administração Federal de Aviação (FAA) autorizou a empresa a ampliar o número de lançamentos anuais de cinco para 25.
Apesar do avanço, nem todos os testes têm sido bem-sucedidos. Na última terça-feira, um lançamento terminou de forma conturbada, quando um foguete de 123 metros perdeu o controle, girou desordenadamente e caiu no Oceano Índico.
Os lançamentos ocorrem na Praia de Boca Chica, local autorizado pelo Senado do Texas. Um novo projeto de lei, apresentado pelo senador republicano Adam Hinojosa, prevê que a cidade de Starbase possa fechar a praia durante a semana. Já nos fins de semana, a autoridade para definir os horários de acesso ao local ficaria sob responsabilidade do Condado de Cameron.
A proposta, no entanto, tem gerado descontentamento entre os moradores da região, que temem perder o direito ao livre acesso à praia. As primeiras críticas já começam a aparecer, revelando um possível conflito entre o avanço tecnológico da empresa e os interesses da comunidade local.