Dez alimentos baratos e nutritivos que enchem a barriga com poucas calorias
De legumes a laticínios, veja a lista de opções comuns no Brasil que aumentam a sensação de saciedade, regulam o intestino e ajudam no controle do peso

Se a ideia é encher o prato e a barriga sem exagerar nas calorias, algumas escolhas simples no mercado podem fazer toda a diferença. O site de notícias g1 reuniu a opinião de nutrólogos e nutricionistas para listar dez alimentos acessíveis, comuns na dieta brasileira, que favorecem a saciedade, oferecem benefícios ao intestino e ajudam no controle da fome.
1) Abobrinha cozida
Gera volume e sensação de estômago cheio sem pesar na balança. Rica em água, fibras e vitamina C, é de fácil digestão e ajuda no trânsito intestinal.
2) Ovo cozido
Fonte de proteína de alto valor biológico e gorduras boas, modula hormônios como GLP-1 e PYY para controlar o apetite. É acessível e versátil.
3) Chuchu cozido
Composto majoritariamente por água e fibras solúveis, é leve, levemente diurético e fornece potássio e folato.
4) Feijão carioca
5) Repolho
Rico em fibras, antioxidantes e vitamina K, tem baixo índice glicêmico, ação anti-inflamatória e poucas calorias.
6) Aveia em flocos
Fonte de beta-glucana, fibra solúvel que retarda a digestão, prolonga a saciedade e ajuda no controle da glicemia.
7) Maçã com casca
Contém pectina e antioxidantes, melhora o trânsito intestinal e prolonga a saciedade entre refeições.
8) Batata-doce
De baixo índice glicêmico, fornece energia de forma gradual, estabiliza a glicemia e mantém a saciedade por mais tempo.
9) Cenoura
Fonte de fibras e betacaroteno, prolonga a mastigação, aumenta a saciedade e oferece um dulçor natural que ajuda a reduzir a vontade de doces.
10) Iogurte natural sem açúcar
Proteico e rico em cálcio, tem baixo teor calórico e favorece a saúde intestinal.
Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.



