Ouvindo...

Cinco hábitos para economizar se você ganha pouco dinheiro

Adotando estratégias simples, é possível aumentar sua poupança mesmo com o orçamento apertado

Receber o salário no final do mês, pagar contas, quitar dívidas e sobreviver com o que sobra até o próximo pagamento é a rotina financeira de muitas pessoas ao redor do mundo. A cultura de guardar dinheiro muitas vezes fica em segundo plano. No entanto, diversas experiências mostram que, mesmo com renda limitada, é possível economizar.

Aprender a poupar não acontece da noite para o dia e exige adaptação ao estilo de vida de cada pessoa. Para isso, existem cinco hábitos ou etapas que, quando seguidos de forma organizada, podem gerar resultados significativos.

Leia também

1. Defina uma meta de poupança

Quem não tem o hábito de poupar deve começar aos poucos, sem precisar estabelecer metas muito ambiciosas. O ideal é definir um objetivo específico de economia, adaptado à sua realidade. Pode ser poupar uma quantia fixa mensal ou juntar dinheiro suficiente para uma compra maior.

2. Priorize a poupança

No ciclo financeiro pessoal, a poupança deve ser tratada como um pagamento prioritário. Em vez de guardar o que sobra, reserve uma parte do salário antes de realizar outras despesas. Economizar antes de gastar permite acumular capital de forma consistente, aproximando você da meta definida.

3. Controle pequenas despesas

Pequenos gastos do dia a dia podem parecer insignificantes, mas, somados, representam uma parcela considerável da renda. Para lidar com eles, registre todas as despesas mensais. No início, pode ser trabalhoso, mas, em poucas semanas, você conseguirá categorizar os gastos, identificar prioridades e decidir o que é realmente importante.

4. Questione hábitos de consumo

Muitos gastos se repetem de forma inconsciente. Para saber o que é dispensável, analise seus próprios hábitos de consumo. Por exemplo, se alguém deseja parar de fumar, calcular os gastos mensais com o cigarro pode ser um incentivo. O mesmo vale para pequenas compras, como refrigerantes, delivery ou outros itens supérfluos.

5. Aprenda a investir

Evitar que o dinheiro fique parado é essencial. Investir em negócios, cursos ou ferramentas financeiras de baixo risco ajuda a aumentar a poupança e alcançar metas mais rapidamente. Quanto antes começar a investir, maior será o crescimento do seu capital ao longo do tempo.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.