Se a sua casa fica perto de um jardim, é possível que nela abundem as visitas de alguns animais pequenos e escorregadios como as baratas, principalmente na cozinha, devido ao armazenamento de alimentos.
Sua presença pode ser muito incômoda, além de insalubre, já que seu trânsito por diferentes superfícies e ambientes variados as torna portadoras de possíveis germes que podem infectar o que tocarem, inclusive a comida.
Para afastá-las, existem diversos tipos de produtos químicos como inseticidas; no entanto, se você deseja recorrer a um método natural e menos invasivo, pode usar várias plantas que, com seu aroma, têm a propriedade de afugentá-las instantaneamente.
Como afugentar as baratas de forma natural?
De acordo com o portal especializado em decorações e cuidados para o lar ‘Architectural Digest México’, estas são algumas plantas que podem ser úteis se você mora em um lugar com altas temperaturas ou perto de um terreno montanhoso.
1. Louro
É conhecido por seu aroma e sabor forte, que felizmente não é agradável para as baratas, o que o torna uma ótima opção para evitar esses insetos incômodos.
Além de ser uma erva aromática que funciona muito bem como tempero na cozinha e um ingrediente que pode ser empregado em diferentes preparações gastronômicas, faz com que este seja um método econômico e fácil de conseguir a qualquer momento.
2. Arruda
Esta planta produz um cheiro característico que inclusive pode ser incômodo para muitos humanos. Para roedores e insetos também pode ser um elemento desconfortável, o que acaba sendo uma vantagem para eliminar suas visitas indesejadas.
Para isso, basta plantá-la em seu jardim ou em um vaso e colocá-la no lugar de interesse e mantê-la regada, viva, já que seu efeito é mais forte quando está fresca do que em folhas secas, afirma o portal.
3. Erva-gateira
De acordo com um estudo da Universidade de Iowa, este tipo de herbácea contém uma ação repelente que ajuda a afastar o inseto de maneira eficaz.
Esta pode ser colocada em um lugar fresco perto dos espaços que você deseja limpar, seja em vaso ou seca. De fato, também é possível fazer uma infusão, deixá-la esfriar e borrifá-la nas áreas onde esses pequenos animais podem aparecer.