Ouvindo...

O eclipse solar mais longo do século será na noite de um 2 de agosto; haverá seis minutos de escuridão e poderá ser visto em 12 países

Depois desse fenômeno, o próximo eclipse de longa duração está previsto apenas para o ano de 2114,

Imagem ilustrativa

O céu em várias partes do mundo vai escurecer quando a Lua se mover diretamente sobre o Sol, criando o que se prevê ser o eclipse mais longo do século.

De acordo com o The Economic Times, este fenômeno ocorrerá em 2 de agosto de 2027, e os céus de partes do sul da Europa, norte da África e Oriente Médio escurecerão por até 6 minutos e 23 segundos em algumas regiões.

Para se ter uma ideia, em 1991 houve um eclipse que durou 7 minutos e 2 segundos em seu ponto máximo, visível no México e em partes da América Central e do Sul.

Depois do evento de 2027, o próximo eclipse de longa duração está previsto apenas para o ano de 2114, com duração de 6 minutos e 32 segundos.

O que torna o eclipse de agosto tão especial?

Segundo o Space.com, “o eclipse solar total de 2 de agosto de 2027 foi, com razão, denominado o ‘eclipse do século’”. A razão é que a trajetória da totalidade – a faixa estreita onde o Sol fica completamente coberto – atravessará partes densamente povoadas, o que aumentará significativamente a visibilidade e o interesse pelo evento.

Quando será o eclipse mais longo do século?

Embora rumores nas redes sociais apontassem para 2025, este evento astronômico não ocorrerá antes de 2027. A NASA e outros observatórios confirmaram que o boato de um eclipse de seis minutos em 2 de agosto de 2025 é apenas desinformação.

Quem poderá ver o eclipse?

O eclipse será visível em:

Espanha

Gibraltar

Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito

Sudão, Arábia Saudita, Iêmen, Omã e Somália

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.