Ouvindo...

Juiz permite que indígenas entrem com ação contra “Jacaré de Alcatraz” nos EUA

A tribo Miccosukee de Índios da Flórida solicitou participação em processo movido por grupos ambientalistas contra centro de detenção de imigrantes

Processo alega que as autoridades não estão protegendo a reserva nacional que cerca o remoto centro de detenção “Alligator Alcatraz”

Um juiz federal permitiu que uma tribo nativa se junte a um processo movido por grupos ambientalistas nos Estados Unidos. Eles alegam que as autoridades não estão protegendo a reserva nacional que cerca o remoto centro de detenção para imigrantes “Alligator Alcatraz”, de acordo com uma ordem judicial.

A Tribo Miccosukee de Índios da Flórida solicitou a participação no processo e alegou que o seu “povo vive e cuida da terra” há gerações. Na petição, eles apontaram que “sítios cerimoniais ativos e uma parte significativa das aldeias tradicionais da Tribo” estão localizados dentro da reserva.

“Damos as boas-vindas à valiosa perspectiva da Tribo Miccosukee, que está na linha de frente dos danos que este centro de detenção massivo representa para os Everglades”, disse Eve Samples, diretora executiva da Friends of the Everglades, em um comunicado à imprensa.

No entanto, o juiz não se manifestou sobre uma moção apresentada pelos réus no caso, que inclui o estado da Flórida e a agência federal de imigração, de que o processo foi movido no tribunal federal errado.

Segundo o governo, como o acampamento está localizado dentro de uma jurisdição de um tribunal federal diferente, o processo deveria ser transferido do tribunal de Miami. Apesar disso, um porta-voz de um dos autores disse que eles estavam “confiantes de ter movido este caso no tribunal correto”.

Segundo uma fonte do Centro para a Diversidade Biológica ouvida pela CNN, é esperado que o juiz emita uma decisão por escrito sobre a questão da jurisdição. Em um caso separado movido pela ACLU e pelos advogados dos detidos no acampamento, autoridades do Governo estão fazendo as mesmas alegações sobre a jurisdição.

Durante uma audiência na última terça-feira (29), o juiz nesse caso disse: “Acredito que o argumento da jurisdição é perdedor”, mas ainda não se manifestou sobre a moção.

O caso ambiental tem uma audiência agendada para a próxima semana, onde os grupos solicitam ao tribunal que emita uma ordem temporária para que o governo tome medidas para proteger a Reserva Nacional.

“Cada dia que este centro de detenção inaceitável permanece de pé é outra facada no coração dos Everglades”, disse Elise Bennett, diretora da Flórida e do Caribe no Centro para a Diversidade Biológica, em um comunicado. “Estamos com energia e prontos para ir ao tribunal na próxima semana para finalmente estancar a hemorragia”.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas