Comunicado da Receita Federal publicado nesta segunda (2) alerta para um novo golpe que está sendo aplicado no país. Os contribuintes devem ficar atentos, já que o golpe envolve o
Se você busca um empréstimo ou uma compra de moeda estrangeira, por exemplo, e receber cobranças de IOF a serem pagas com depósito, PIX, QR Code, cartão de crédito, débito, provavelmente você está sendo vítima de golpe.
Os golpes que estão circulando trazem cobranças falsas do IOF, segundo a Receita Federal. Os golpistas fornecem documentos falsos de notificação e arrecadação e induzem os contribuintes a pagar taxas inexistentes para liberar um empréstimo, por exemplo. Nesse momento, a vítima recebe uma chave PIX e é orientada a fazer uma transferência do suposto valor do IOF para uma pessoa física.
Como identificar o golpe?
É simples - se te pedirem para pagar o IOF e enviarem uma guia de pagamento ou uma chave PIX, é golpe.
O valor do IOF vem embutido no valor final da operação financeira, e é obrigação do banco ou da instituição de crédito repassar o valor ao Tesouro Nacional.
O IOF pode ser pago via PIX?
Não. A Receita Federal explica que o IOF só pode ser pago com uma Darf - Documento de Arrecadação de Receitas Federais - pago pela instituição que concede o empréstimo, não pelo tomador.
O que fazer se desconfiar de um golpe do IOF?
Se você desconfiar que está sendo vítima de golpe, a Receita Federal orienta procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência,
A Receita alerta, também, que o órgão nunca fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Além disso, os servidores da RFB não prestam serviços de empréstimo à população nem entram em contato para cobrar pagamentos.
Para tirar dúvidas sobre o golpe do IOF acesse