Ouvindo...

Comunicado da Receita Federal alerta para golpe com uso do IOF

Órgão divulgou alerta aos contribuintes nesta segunda-feira (2)

Imagem ilustrativa de Receita Federal

Comunicado da Receita Federal publicado nesta segunda (2) alerta para um novo golpe que está sendo aplicado no país. Os contribuintes devem ficar atentos, já que o golpe envolve o IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, que teve reajuste recente e está no centro de uma polêmica entre Governo Federal, mercado e Congresso Nacional.

Se você busca um empréstimo ou uma compra de moeda estrangeira, por exemplo, e receber cobranças de IOF a serem pagas com depósito, PIX, QR Code, cartão de crédito, débito, provavelmente você está sendo vítima de golpe.

Os golpes que estão circulando trazem cobranças falsas do IOF, segundo a Receita Federal. Os golpistas fornecem documentos falsos de notificação e arrecadação e induzem os contribuintes a pagar taxas inexistentes para liberar um empréstimo, por exemplo. Nesse momento, a vítima recebe uma chave PIX e é orientada a fazer uma transferência do suposto valor do IOF para uma pessoa física.

Leia também

Como identificar o golpe?

É simples - se te pedirem para pagar o IOF e enviarem uma guia de pagamento ou uma chave PIX, é golpe. O IOF é pago pelas entidades financeiras que fazem empréstimos ou vendem moeda estrangeira, por exemplo, e não por quem pega o empréstimo ou compra a moeda estrangeira.

O valor do IOF vem embutido no valor final da operação financeira, e é obrigação do banco ou da instituição de crédito repassar o valor ao Tesouro Nacional.

O IOF pode ser pago via PIX?

Não. A Receita Federal explica que o IOF só pode ser pago com uma Darf - Documento de Arrecadação de Receitas Federais - pago pela instituição que concede o empréstimo, não pelo tomador.

O que fazer se desconfiar de um golpe do IOF?

Se você desconfiar que está sendo vítima de golpe, a Receita Federal orienta procurar a polícia e registrar um boletim de ocorrência,

A Receita alerta, também, que o órgão nunca fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Além disso, os servidores da RFB não prestam serviços de empréstimo à população nem entram em contato para cobrar pagamentos.

Para tirar dúvidas sobre o golpe do IOF acesse este site de orientações da Receita Federal.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.