Ouvindo...

Por que um lado do papel alumínio é fosco e o outro brilhante: qual o lado certo?

Afinal, há diferença entre os lados do papel alumínio? Confira a seguir

Rolo de papel alumínio

O papel alumínio é um item indispensável nas cozinhas do Brasil. Material com múltiplos usos, é ideal para cozinhar, devido à sua resistência ao calor, mas também serve para embrulhar alimentos antes de serem congelados, para proteger ou ainda assar comidas de forma uniforme no forno. É também utilizado para evitar que alimentos grudem nas grelhas, ou assadeiras, facilitando a limpeza dos utensílios.

No entanto, o uso em massa não significa que todos saibam usá-lo corretamente, já que muitas pessoas não sabem distinguir os dois lados do produto: o fosco e o brilhante. Acredita-se que um dos lados deve estar em contato com os alimentos, e o outro não. Mas será que essa crença é verdadeira?

Leia também

Qual lado do papel alumínio deve ser usado

O papel alumínio tem dois lados claramente diferentes. A crença popular é que o lado brilhante deve ser usado para envolver os alimentos, mas, na realidade, não há uma diferença significativa na sua eficácia para conservar os alimentos, já que ambos os lados desempenham a mesma função de isolamento e proteção.

A diferença entre os lados do papel alumínio se deve ao processo de fabricação, no qual ele é prensado em duas camadas para não se romper. Um dos lados fica mais brilhante devido ao contato com os rolos da máquina, enquanto o outro fica fosco. Portanto, a eficácia do papel alumínio é a mesma, independentemente do lado que se use.

Assim, ambos os lados do papel alumínio são igualmente eficazes para conservar alimentos. No entanto, ao cozinhar ou assar, alguns especialistas recomendam colocar o lado brilhante voltado para dentro, para refletir melhor o calor.

Leia mais:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia