Ouvindo...

Quando devo jogar fora a esponja da pia da cozinha? Especialista explica

Bactérias que crescem na esponja podem causar contaminação cruzada que podem gerar infecções, principalmente intestinais

As bactérias estão presentes no nosso cotidiano, convivendo conosco em diversos ambientes, como por exemplo, na esponja da pia da cozinha. O objeto é especialmente propício para o crescimento desses microrganismos porque, além de ficar constantemente molhado, entra em contato com os restos de comida na louça.

Apesar de estar em todos os lugares, as bactérias podem ser prejudiciais na esponja da pia. Os microrganismos podem contaminar a louça e, consequentemente, contaminar os alimentos e causar infecções nas pessoas. Por isso, é importante trocar a esponja de tempo em tempo e mantê-la sempre limpa.

Leia também

Quando devo trocar a esponja da pia da cozinha?

A professora e pós-doutora em microbiologia, Fabiana da Conceição, explica quando é a hora de substituir a esponja da pia da cozinha. “Quando a esponja está escorregadia ou pegajosa, é sinal de que há grande proliferação bacteriana, o que pode eventualmente levar a infecções, especialmente intestinais”, destaca. Nesse caso, é hora de jogar fora a esponja e substituir por outra.

A especialista explica que “essa textura pegajosa é causada pela produção de biofilme, uma camada protetora produzida pelas bactérias que favorece ainda mais sua multiplicação”. Ela lista uma série de recomendações para usar a esponja corretamente:

  • Enxaguar adequadamente após o uso, removendo resíduos e o excesso de água.
  • Manter a esponja submersa em uma solução de hipoclorito (como a usada para higienizar verduras), 15 minutos.
  • Trocar a esponja com frequência, de acordo com fabricante, pois com o uso prolongado surgem pequenas fissuras que dificultam a limpeza adequada.
Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.