Ouvindo...

Ovos brancos ou ovos marrons: qual é a diferença e qual é melhor para a saúde?

Apesar das cores distintas, a ciência esclarece que valor nutricional, sabor e benefícios de ovos brancos e marrons são praticamente os mesmos

A aparência pode até sugerir o contrário, mas os ovos brancos e marrons são praticamente iguais quando o assunto é nutrição. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), um ovo padrão tem cerca de 74 calorias, 6g de proteína, 5g de gordura e menos de 1g de carboidratos. Eles ainda são fonte de vitamina A, biotina, colina (importante para o cérebro e o sistema nervoso) e antioxidantes como luteína e zeaxantina, que fazem bem para a visão.

A principal diferença entre os ovos, segundo a nutricionista Alison Kane, gerente de programas de bem-estar do Mass General Brigham, dos Estados Unidos, está na galinha que os põe. “A cor da casca do ovo muda conforme a raça da galinha”, explica. Galinhas da raça Leghorn, por exemplo, botam ovos brancos; já as da raça Rhode Island Red botam ovos marrons.

Leia também

Diferenças pontuais

  • Cor da casca: definida pela raça da galinha.
  • Valor nutricional: praticamente igual, exceto em ovos enriquecidos com ômega-3, onde a alimentação da ave é modificada.
  • Sabor: “A cor do ovo não afeta o gosto. O sabor depende da ração da galinha”, diz Kane. Por isso, algumas gemas são mais alaranjadas ou têm gosto mais intenso.
  • Preço: ovos marrons costumam ser mais caros, não por serem melhores, mas porque vêm de galinhas maiores, que comem mais.

Mas afinal, qual é mais saudável?

Segundo o USDA, a cor não influencia. A variação nutricional depende do tamanho: ovos jumbo, por exemplo, têm cerca de 90 calorias e 8 g de proteína, enquanto ovos médios têm 60 calorias e 6 g de proteína.

Para fazer uma escolha mais saudável, o ideal é considerar a alimentação e o bem-estar das galinhas. Prefira ovos orgânicos, enriquecidos com ômega-3, de galinhas criadas soltas (free-range ou pasture-raised) e observe os selos de qualidade como AA, A ou B. A cor da casca, como mostra a Ciência, é apenas um detalhe estético.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.