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Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo: poupará 10h de viagem

A estrutura faz parte da renovação da autoestrada E39, um dos principais eixos rodoviários da Noruega

Imagem ilustrativa de túnel

Há projetos que desafiam os limites da engenharia e marcam uma nova era na forma como os europeus vivem, trabalham e se deslocam. Um desses marcos está agora a nascer no norte da Europa, onde se constrói aquele que promete ser o túnel rodoviário subaquático mais longo e profundo do continente e do mundo, numa obra que poderá redefinir a mobilidade em toda a região.

Uma obra pensada para mudar rotinas

A estrutura faz parte da renovação da autoestrada E39, um dos principais eixos rodoviários da Noruega. Esta via percorre a costa atlântica entre Trondheim e Kristiansand e, até agora, exige travessias de ferry em vários pontos. São sete no total, o que torna a viagem lenta e dependente das condições meteorológicas, refere a Executive Digest.

Este novo túnel rodoviário vai ligar as localidades de Randaberg e Bokn.

Atualmente, percorrer toda a extensão da E39 pode demorar até 21 horas. Com a conclusão do túnel, a viagem será encurtada em cerca de 50 quilómetros e o tempo total poderá ser reduzido em mais de 10 horas. É uma mudança com impacto direto na vida dos noruegueses, no turismo e na economia.

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O maior túnel rodoviário do mundo

A Noruega já detém o recorde do túnel rodoviário mais longo, com o Lærdalstunnelen, que mede 24,5 quilómetros. Agora, segundo a fonte acima citada, prepara-se para bater o seu próprio feito. O Boknafjordtunnelen ultrapassará esse valor, tornando-se também o mais profundo de sempre em ambiente subaquático.

A profundidade de 392 metros representa um desafio técnico notável. É necessário garantir estabilidade, ventilação e segurança num contexto de elevada pressão e risco sísmico. Para isso, estão a ser usadas tecnologias de ponta e soluções pensadas para situações de emergência.

Trabalho contínuo, segurança constante

Segundo a mesma fonte, a construção está a decorrer a ritmo acelerado, com equipas no terreno a trabalhar 24 horas por dia. Segundo as autoridades norueguesas, já foram escavados vários quilómetros do túnel. As operações decorrem com todas as normas de segurança, respeitando o calendário previsto, que aponta para a conclusão da obra em 2033.

O desafio não é apenas técnico. As condições naturais da Noruega, com fiordes profundos, terrenos instáveis e clima severo, obrigam a planeamento meticuloso. Cada metro escavado representa um avanço não só na obra, mas também no conhecimento técnico da engenharia mundial.

Além da sua dimensão, o Boknafjordtunnelen destacar-se-á pelas soluções tecnológicas. Está prevista a instalação de iluminação inteligente, ventilação adaptativa e zonas de segurança equipadas para evacuações rápidas.

Estes espaços estarão distribuídos ao longo do percurso para garantir resposta imediata em caso de emergência, refere a Executive Digest.

Um dos elementos mais inovadores será a inclusão de uma rotunda subterrânea, algo raro neste tipo de infraestruturas. Esta rotunda facilitará a gestão do tráfego no interior do túnel, reduzindo o risco de congestionamentos e acidentes.

Benefícios diretos para a população

A nova infraestrutura deverá ter um impacto profundo no dia a dia dos residentes da região. Com a eliminação dos ferries, o transporte de mercadorias será mais rápido e barato, os serviços de emergência ganharão em rapidez de resposta e a mobilidade será mais fluida em toda a costa ocidental.

Além disso, espera-se um aumento no número de visitantes, dado que a melhoria das acessibilidades facilita o turismo interno e externo. Para um país com paisagens consideradas por muitos como únicas, como os fiordes e montanhas, esta acessibilidade reforça a atratividade da região.

Uma aposta estratégica da Noruega

Este projeto representa mais do que uma simples ligação rodoviária, refere a mesma fonte. É uma demonstração da aposta da Noruega na inovação e na superação de desafios naturais através da engenharia. Trata-se também de uma medida com forte impacto económico, social e ambiental.

Num mundo em que poucas infraestruturas rodoviárias atingem esta escala, a Noruega volta a destacar-se pela capacidade de executar obras complexas num território exigente. Serve de exemplo a outros países, não só pela dimensão, mas pelo planeamento sustentável e pela tecnologia aplicada.

Quando a engenharia encontra a ambição

Com a conclusão prevista para 2033, o Boknafjordtunnelen será mais do que um túnel. Será um símbolo de progresso, resiliência e visão de futuro.

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.