Ouvindo...

As baleias do Pacífico estão cada dia mais desnutridas e o motivo vai além do óbvio

Cientistas alertam para nova onda de encalhes de baleias cinzentas devido à desnutrição e mudanças climáticas. Entenda o que está acontecendo e como proteger nossos oceanos.

As baleias do Pacífico estão morrendo de desnutrição

Você um amante dos oceanos? Temos uma notícia preocupante que exige atenção. Cientistas estão soando o alarme após observarem um comportamento inquietante com as baleias cinzentas do Pacífico. Estamos presenciando um cenário que sugere a continuação de uma crise que assombrou esses gigantes marinhos há apenas alguns anos.

O Que Está Acontecendo?

O número de encalhes de baleias cinzentas ao longo da Costa Oeste do Pacífico tem aumentado de forma alarmante. Este ano, 47 baleias cinzentas já encalharam na Califórnia, Washington e Oregon, nos Estados Unidos, um número que já ultrapassa o total de 31 do ano passado, e o pico da migração só é esperado para o final de junho.

Leia também

A maioria dessas baleias encalhadas mostra sinais severos de desnutrição, incluindo baixos níveis de óleo no blubber (a camada de gordura), falta de reservas de gordura e tratos digestivos vazios. Essas condições são assustadoramente similares àquelas que precederam o Evento de Mortalidade Incomum monitorado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA Fisheries) entre 2018 e 2023. Um biólogo de baleias da Cascadia Research, John Calambokidis, afirmou que estamos vendo “condições que sugerem uma continuação, em vez de uma recuperação, desse evento de mortalidade”.

Por que isso é tão preocupante?

Níveis baixos de óleo no blubber e a desnutrição indicam que as baleias cinzentas estão, provavelmente, lutando para encontrar alimento no Ártico. A razão? O aquecimento das águas e o derretimento do gelo marinho.

Com reservas de gordura esgotadas e estômagos vazios, essas baleias estão se desviando de suas rotas habituais para procurar comida em locais inesperados, como a Baía de São Francisco. Segundo os cientistas, comportamentos incomuns como este são sinais claros de um desequilíbrio no ecossistema. Problemas semelhantes já foram observados em outras espécies, como encalhes em massa de cachalotes e comportamentos atípicos em orcas.

O que está sendo feito e como você pode ajudar?

A NOAA Fisheries está monitorando a situação de perto e planeja divulgar estimativas populacionais atualizadas.

Enquanto soluções em larga escala podem levar tempo, todos nós podemos apoiar a saúde marinha e minimizar a poluição prejudicial aos oceanos através de escolhas simples e ecológicas no dia a dia. Considere as seguintes ações:

  • Reduzir o uso de plásticos descartáveis.
  • Dirigir um veículo elétrico.
  • Aderir ao consumo consciente e à compra de itens de segunda mão.
  • Conversar sobre questões ambientais com familiares e amigos.
  • Advogar por políticas de conservação oceânica.

Ações como essas podem aumentar a conscientização e incentivar a ação coletiva. Conversas sobre poluição podem ajudar comunidades a encontrar maneiras de proteger o planeta juntas.

Nossas baleias cinzentas estão nos enviando um sinal de que algo não está certo em seus lares oceânicos. É hora de ouvirmos e agirmos!

Estudante de jornalismo na PUC Minas e estagiária da Itatiaia